Fintech americana Sezzle, especializada em BNPL, desembarca no Brasil focada em PMEs

Com mais de 45 mil varejistas ativos e uma carteira superior a 9 milhões de consumidores na base nos Estados Unidos, a fintech  americana Sezzle, que foi adquirida recentemente pela Zip, acaba de anunciar seu desembarque no Brasil. A startup tem o objetivo de acelerar as vendas de pequenos e médios lojistas, além de facilitar a compra para o cliente final. Para isso ela aposta no conceito de “buy now, pay later” (BNPL), ou “compre agora, pague depois”.

Fundada pelos investidores americanos Charlie Youakim (CEO), Paul Paradis e Killian Brackey, a Sezzle se tornou uma das maiores plataformas de BNPL do mundo. “O conceito de BNPL é muito difundido em países como Austrália e Estados Unidos, e vem ganhando força também na Europa. No Brasil, ainda há muitas discussões sobre o tema e um grande espaço para crescer, por isso, nosso primeiro passo de expansão foi aqui”, destaca Youakim.

“Nossa ideia é mostrar como o BNPL pode facilitar a vida do consumidor e do lojista, impactando diretamente na saúde financeira e no crescimento dos negócios, além de desmistificar sua associação com o tradicional crediário”, diz  João Pedro Teles, CEO da Sezzle Brasil. 

A proposta da Sezzle para o Brasil é focar nas PMEs, pois sua solução permite que elas ofereçam mais uma opção de pagamento parcelado na hora do fechamento da compra. “Os lojistas que aderirem a Sezzle terão acesso a uma proposta D+1 em que o cliente final paga em 4 parcelas, mas recebe o valor da compra já no dia seguinte, impactando diretamente no aumento do seu fluxo de caixa. Além disso, faz com que eles tenham uma operação à vista, com possibilidade de oferecer descontos especiais para os clientes, enquanto todo o risco de fraude e inadimplência, além da gestão do recebimento de parcelas fica por conta da Sezzle”, destaca Teles. 

Já para o consumidor final, é uma oportunidade de comprar online, receber o produto e concluir o pagamento em parcelas  quinzenais, tudo isso sem precisar comprometer o limite do cartão. Outra vantagem é que os consumidores podem reescalonar os pagamentos, ou seja, se o cliente perceber que não vai conseguir pagar a parcela, ele poderá adiar esse pagamento, jogando a parcela para o final. “Nosso objetivo é criar uma relação de confiança entre vendedor e comprador, assim como era o “vender fiado” no passado”, explica o CEO da Sezzle Brasil.