Substituição do Google Pay pelo Google Wallet começa com 16 parceiros no Brasil

O Google anunciou globalmente na quarta-feira (20) a substituição do Google Pay pela carteira digital Google Wallet. Com isso, o instrumento passa a incluir não apenas cartões de crédito, mas também funcionalidades como cartões de transporte, cartões de embarque, cartões de programas de fidelidade e comprovante de vacinação, dentre outros.

Na prática, o objetivo é de que o novo produto tenha uma função similar à de uma carteira de verdade, só que na forma de um app dentro do smartphone, com a garantia de segurança nativa do sistema operacional Android.

Os serviços que podem ser adicionados à carteira variam de país para país e dependem de acordos locais firmados pelo Google. No Brasil, segundo matéria do portal Canal Executivo, a Google Wallet começa com 16 parceiros: Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, BTG, C6Bank, Itaú, Inter, Digio, Neon, Next, Nubank, XP, Visa, Mastercard, ELO, Ministério da Saúde (por meio do Datasus) e Ingresso.com.

A publicação informa que a parceria com o Ministério da Saúde permite incluir o comprovante de vacinação contra Covid-19 dentro da carteira do Google. E o acordo com o Ingresso.com viabiliza o acesso a tíquetes de eventos que o usuário tiver comprado, como, por exemplo, ingressos para o Rock in Rio.

Os cartões de crédito adicionados à carteira podem ser usados para pagamentos por aproximação, enquanto outros conteúdos, como cartão de embarque e ingressos de eventos, vêm com QR code para validação.

Para adicionar ingressos de eventos ou cartão de vacinação o procedimento deve ser feito através dos apps parceiros (Ingresso.com e ConecteSUS, por exemplo), clicando em um botão de compartilhamento com a carteira do Google.