FinanZero revela crescimento do interesse por empréstimos com garantia de automóvel

Com a inadimplência ainda alta (cerca de 30% das famílias estão nessa situação hoje, segundo dados do CNC), o formato de crédito que permite o uso de automóveis ou motos como garantias de pagamento do negócio tem crescido entre os brasileiros.  É o que revela um estudo da fintech FinanZero, com base em números do Google.

De acordo com a pesquisa, entre outubro do ano passado e o mesmo período de 2023, o volume de buscas por empréstimos nesse modelo subiu 50% no país. Aumentando a escala temporal, essa alta é ainda mais relevante: de outubro de 2021 até hoje, ela foi de 123%.

Enquanto isso, segundo a fintech, as solicitações de empréstimos com garantias de veículos recebidas pela própria FinanZero corroboram com esses dados: em outubro deste ano, a procura por essa modalidade de crédito na startup registrou aumento expressivo de 479% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Para Rodrigo Cezaretto, Diretor de Operações e Produtos da FinanZero, a baixa disponibilidade de linhas crédito pessoal sem garantia, somada à alta inadimplência brasileira, deixam evidentes que o público está buscando alternativas para créditos com maior valor (de 5 a 100 mil Reais), com taxas mais baixas e prazos mais longos. “Muita gente ainda está buscando empréstimo para liquidar dívidas atrasadas. Neste caso, o patrimônio mais comum disponível para garantir o pagamento do empréstimo às instituições é um carro ou uma moto”, explica ele.

De fato, um terço dos brasileiros (30%) pediu empréstimo em outubro para quitar dívidas (em dia ou com algum atraso), segundo outro banco de dados da FinanZero. Esse segue sendo o principal motivador para recorrer ao sistema financeiro em busca de dinheiro no país.

Além disso, Cezaretto reforça que as instituições financeiras oferecem condições melhores para esse tipo de negócio. “Utilizar um veículo como garantia permite acesso a taxas de juros até 4 vezes menores, comparando com empréstimo pessoal comum, além disso a extensão do prazo de pagamento, que pode chegar a 60 meses, favorece menores parcelas — o que é importante para quem está endividado”.

O estudo da FinanZero mostra que as pesquisas por empréstimos que aceitam motocicletas como garantia subiram ainda mais em um ano: 86%. De 2021 para cá, essa taxa foi de 184%. Segundo o Ministério dos Transportes, havia 26 milhões de motocicletas na frota brasileira em setembro.

Além das dívidas, que seguem como principal fator de solicitações de empréstimos, ainda há demandas para investir em negócio próprio (17,5%) e reformar a casa (17,4%).

Em outubro, a maioria dos solicitantes foram homens (61%), funcionários de empresas privadas (35%) na faixa entre 35 e 44 anos (30%).

“A tendência é que esse número se mantenha até o fim do ano, quando as famílias se endividam por causa das compras desse período. Essa tendência poderá ser vista nos dados de janeiro”, finaliza Cezaretto.