Lina anuncia parceria com a TecBan para desenvolver soluções de Open Finance

A startup LINA Open X e a TecBan anunciaram a concretização de uma parceria que tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento de soluções voltadas ao Open Finance no Brasil. Segundo comunicado, desde que o sistema aberto foi implementado no País, há três anos, as duas organizações  passaram a apoiar as instituições financeiras e fintechs com toda infraestrutura e conectividade necessárias para que elas pudessem operar de acordo com a legislação, respeitando a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), e integrando os sistemas ao Open Finance. “Agora, por meio do acordo, elas passam a somar suas expertises para atuarem juntas no desenvolvimento de serviços ainda mais customizados e fáceis de se adequar a qualquer evolução regulatória”, explica o gerente de Open Finance na TecBan, Rogério Melfi,

O executivo argumenta que como uma empresa que opera há mais de quatro décadas sendo uma plataforma multibanco e multiacesso, que tem ampliado sua atuação em colaboração com outros players do setor, a TecBan se tornou uma verdadeira facilitadora no caminho da transformação digital e adoção de novas soluções, pois acredita e aposta na inovação aberta.

“Do físico ao digital, a TecBan processa com segurança e eficiência as solicitações de milhões de clientes, todos os dias. Portanto, conhecemos cada um dos desafios desse ecossistema e era natural que fossemos pioneiros na implementação do Open Banking/Finance no Brasil. De maneira que também consideramos muito saudável a aproximação com parceiros estratégicos, que vão aprimorar ainda mais o sistema aberto em todo território nacional”, pontua Melfi.

Por sua vez o CEO da Lina Open X, Alan Mareines afirma que o objetivo da empresa é a integração de sistemas e o compartilhamento seguro de dados e serviços. “Apoiamos nossos clientes com soluções que atendem desde os processos de conformidade regulatória, já que nossa atuação é no ecossistema regulado, até as necessidades relacionadas à inteligência de dados”, destaca.

Hoje, a Lina tem mais de 30 clientes utilizando as soluções de conformidade regulatória e inteligência de dados no Open Finance (Banking, Insurance & Investment), com um portfólio que abrange algumas das principais seguradoras do país, além de instituições de pagamento, fintechs e cooperativas de crédito e bancos de todos os tamanhos.