*Por Paulo Castro
Em atualização recente, o Banco Central do Brasil anunciou um novo corte na taxa Selic, reduzindo-a de 11,25% para 10,75%. A redução da taxa básica de juros busca acelerar a economia e impacta pessoas e empresas, refletindo em investimentos, empréstimos, preços e outros fatores da economia. Por um lado, a redução da taxa Selic é positiva para fazer empréstimos ou financiamentos, já que os juros tendem a cair. Porém, quando falamos em investimentos de renda fixa, por exemplo, os retornos tendem a cair, sendo negativa para investidores.
Neste cenário, as fintechs são profundamente impactadas pela redução da taxa Selic. Isso se deve, principalmente, à diminuição dos juros, que atrai mais pessoas e empresas em busca de boas oportunidades de acesso a crédito. O acesso a crédito com boas condições é importante para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas.
Porém, para as fintechs, oferecer crédito com juros menores significa rendimentos menores, além da redução dos retornos em renda fixa, outro fator que pode diminuir a rentabilidade do negócio. Somado a isso, a diminuição da taxa Selic resulta em redução de juros também em bancos tradicionais, com condições ainda melhores devido à estabilidade, aumentando a concorrência por clientes e investidores.
Para que esses fatores não tenham um impacto tão negativo para as fintechs, é necessário traçar estratégias que mantenham a saúde financeira do negócio nesses períodos. É um momento em que as fintechs podem encarar o repasse de juros mais baixos como uma oportunidade para atrair novos clientes, aproveitando as facilidades dos serviços financeiros digitais para se destacarem na competitividade com os bancos tradicionais.
Por fim, a Selic é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central para controlar a inflação e terá momentos de altas e baixas. É importante que os empreendedores saibam se adaptar para que, em cada momento, a fintech possa aproveitar as oportunidades que surgirem, mantendo as operações saudáveis.
*Paulo Castro é CEO do Contbank, um Banco Digital especializado em oferecer produtos financeiros inteligentes e crédito para micro, pequenas e médias empresas.