De acordo com uma pesquisa da Mastercard, conduzida pela Payments and Commerce Market Intelligence na América Latina e Caribe entre os dias 1 e 19 de novembro do ano passado, 77% dos consumidores realizaram transações eletrônicas nos últimos anos. Os métodos de pagamentos mais prevalentes foram crédito e débito, utilizados tanto em ambientes online quanto em lojas físicas.
Para especialistas, o crédito é e deve ser tratado como uma ferramenta de relacionamento com o cliente. O painel “Produtos financeiros: as soluções e o crédito são realmente pensados no cliente?”, que discutiu o protagonismo dos consumidores frente a essas iniciativas, foi um dos destaques durante o Fórum MoOve On 2024, que aconteceu no último dia 5 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Segundo Letícia Alcântara, CEO da Fiabilité, empresa parceira RPE e horizon pay, é indispensável municiar o varejo com dados para que as operações sejam cada vez mais seguras. “É necessário falar a linguagem do público. O cartão precisa fazer parte da vida do cliente, caso contrário, ele o abandonará. Não se pode conceder crédito a um cliente sem conhecê-lo e, também, não basta oferecer crédito; é preciso proporcionar outros benefícios aos clientes, como condições facilitadas”.
Para Pedro Albuquerque, diretor de novos negócios da RPE, o cliente deve ser o foco em todo o processo. “O que fazer com o dado do cliente? Como tratá-lo e usá-lo para as necessidades dos clientes? Utilizando os dados do cliente de forma correta, é possível criar uma relação de fidelidade e isso é extremamente relevante, porque se o cliente não é valorizado, não há motivo para que ele continue usando o serviço”, comentou.
A fidelização de clientes é uma das tendências para o setor. De acordo com um estudo sobre Expectativas para 2024, realizado pela Meta, 60% dos respondentes já adquiriram produtos ou serviços baseados em ofertas personalizadas, geradas a partir de seu histórico de pesquisas e compras anteriores.
Renato Lopes, diretor de produtos financeiros da Humanitarian, reforçou a necessidade de entender a base de clientes para desenvolver meios de pagamento eficazes. Ele questiona o que está sendo feito para entender os diferentes perfis de clientes e como organizar os dados para uso estratégico pela empresa. “É necessário identificar o comportamento do cliente no varejo e no uso de cartões, além de determinar quais produtos eles compram. Isso permitirá construir relacionamentos menos genéricos e mais personalizados. Além de identificar esses comportamentos, é crucial unificá-los para uma abordagem mais coesa e eficaz”.
“Conceder crédito inadequado ao cliente acarreta o risco de perdê-lo tanto no crédito quanto no varejo”, explicou Márcio Mota de Avó, diretor de operações D’Avó Supermercados. “O crédito deve ser visto como uma ferramenta de relacionamento com o cliente, pois resolve um problema específico dele”, finalizou.