A BBChain, empresa brasileira especializada em soluções Blockchain para o mercado corporativo, acaba de anunciar o lançamento da plataforma BBChain CarbonLess, uma solução voltada para a tokenização de créditos de carbono, que tem como objetivo gerenciar e negociar compensações de pegada de empresas que buscam atingir o objetivo interno de se tornarem mais adeptas às causas ESG, como no combate às mudanças climáticas, dentro desse circuito.
Segundo o relatório ESG Sob Tensão, do Thomson Reuters Institute, à medida que mais corporações buscam compensar as emissões de carbono, há uma aceleração no uso de créditos voltados para a causa, criando um mercado que projeta US $50 bilhões de crescimento até 2030 e, possivelmente, de até 100 vezes mais em 2050.
“A BBChain CarbonLess transforma a pegada de carbono em ações positivas. Por meio de uma plataforma, as empresas conseguem investir em projetos sustentáveis, contribuindo para um futuro mais verde para as próximas gerações”, analisa André Carneiro, CEO da BBChain.
Dentro da nova tecnologia, as empresas e usuários podem selecionar projetos que estejam alinhados com seus valores e objetivos, desde reflorestamento até proteção da biodiversidade ou remoção de resíduos nos oceanos. São inúmeras possibilidades, que permitem a escolha da quantidade de unidades, toneladas ou MWh que correspondem à sua pegada.
Assim, para as empresas, a tokenização por meio de créditos de carbono, de forma geral, beneficia a instituição não apenas em questão a inclusão à agenda ESG, pela preocupação existente em transmitir uma imagem de responsabilidade ambiental e efetivamente contribuir, mas também em questões econômicas que envolvem o caráter competitivo dessas empresas, uma vez que este tipo de iniciativa se tornou fator fundamental dentre consumidores e parceiros.
Desta forma, com o uso do BBChain CarbonLess, o projeto recebe os recursos e o incentivo necessários, enquanto o indivíduo recebe um certificado personalizado com detalhes da transação, além da garantia do seu impacto sustentável no mundo.