Nos dias 4 e 5 de julho a cidade de Recife (PE) recebeu o terceiro encontro anual do Startup20, grupo de trabalho do G20 que reúne representantes de seus países para discutir rumos e tendências de startups e pequenos negócios. Na ocasião a gerente de experiência de marca da Nomad, fintech que facilita o acesso dos brasileiros a uma vida financeira internacional compôs a plenária “Transformação Digital: desafios e oportunidades para empresas e profissionais”, ao lado de Eduardo Peixoto, CEO do CESAR; Mariana Amazonas, cofundadora do RODA; e Lidiane Gouveia, advogada do Parque Tecnológico de Itaipu.
Isabella falou sobre como a transformação digital pode e deve ir além da implementação de novas tecnologias. “O digital não existe sem pessoas, elas estão no centro. Portanto, a transformação digital só acontece quando as priorizamos”, explica. “É uma lógica completa e vai muito além de um grupo de ferramentas. Precisa ser perene, ágil e adaptável, com foco em experiências de valor e parte da cultura da empresa. É uma jornada contínua que exige uma abordagem holística, integrando tecnologia, processos e pessoas.”
A executiva também explica que o uso de novas tecnologias, parte importante do processo de transformação digital dentro de uma empresa, não deve ser visto como um vilão. “Existe uma constante preocupação de que inovação tecnológica vá tornar pessoas obsoletas, porém, dentro de uma cultura forte, não há com o que se preocupar. Quando automatizamos processos, a equipe humana fica livre para focar em capacitação, experiência e nos clientes. Aplicando essa lógica na Nomad, observamos um aumento de 25% de satisfação”, conclui.
O Startup20 é um grupo de trabalho do G20 que reúne representantes dos países-membros para discutir rumos e tendências de startups e pequenos negócios. No Brasil, país-sede de 2024, as reuniões estão sendo organizadas pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups).