TRAG, insurtech de seguros climáticos para o agro, capta R$ 2 milhões

A TRAG, plataforma especializada em seguros climáticos voltada ao agronegócio, anuncia a conclusão da primeira rodada de captação de investimentos de R$ 2 milhões liderada pela DOMO.VC, com a participação de investidores anjo.

“Esta rodada é o combustível inicial que impulsionará o crescimento da TRAG, permitindo-nos acelerar o desenvolvimento da plataforma, contratar talentos essenciais e focar na aquisição de novos clientes”, destaca Luis Ricci Maia, cofundador e CPO da TRAG.

Segundo Maia, a escolha da DOMO.VC como investidora e parceira se deu pelo alinhamento de valores, rede de parceiros e time de sócios. “Teremos um avanço significativo na execução do nosso plano de negócio. Além de toda a mentoria que receberemos, o acesso à comunidade da DOMO.VC, de fato, nos dará o impulso necessário para aumentar a resiliência do agronegócio brasileiro frente às mudanças climáticas’’, conclui o CPO da TRAG.”

O mercado de seguro paramétrico agrícola no Brasil, na visão da TRAG, tem potencial de prêmios anuais na casa de 28 bilhões de dólares, se considerarmos os mais de 115 milhões de hectares brasileiros de lavouras, florestas e pastagens que poderiam contratar a solução.

Segundo Franco Pontillo, sócio e general partner da DOMO.VC, “o agronegócio é um dos pilares centrais da economia brasileira, mas enfrenta sérios desafios devido às mudanças climáticas, afetando toda a cadeia produtiva. A TRAG oferece uma solução inovadora e sustentável para essa dor importante do setor. Na DOMO.VC, valorizamos essa visão de futuro, que alinha inovação com impacto real no ecossistema agrícola.”

Sobre o Seguro Paramétrico

Com o seguro paramétrico é possível oferecer proteção contra eventos climáticos específicos, como chuvas excessivas, secas ou temperaturas extremas, e as indenizações são acionadas automaticamente quando os parâmetros predefinidos são atingidos.

Na estruturação do seguro, podem ser utilizados um ou mais índices. Para mensuração de perdas, utilizam-se dados de satélites confiáveis e de alta precisão. Diferentemente dos seguros tradicionais, o seguro paramétrico agrícola não requer a ocorrência de danos materiais para sua ativação, toda a jornada é realizada de forma remota e digital.

Além disso, é elaborado de acordo com as características operacionais de cada cliente, oferecendo proteção à receita contra a imprevisibilidade de eventos climáticos em determinadas regiões de forma customizada.

Em suma, o seguro paramétrico oferece mais transparência, flexibilidade e objetividade na avaliação do sinistro, reduzindo drasticamente as ocorrências de fraudes que são frequentes no seguro tradicional. Outra grande vantagem desse mecanismo está relacionada à sua alta liquidez, com a indenização podendo ser paga ao segurado em questões de dias.

Seguro Paramétrico X Seguro Rural Tradicional

O Seguro Rural tradicional é baseado em perdas reais, onde o pagamento é determinado pela avaliação in loco dos danos sofridos. Já o Seguro Paramétrico não avalia perdas específicas, mas sim utiliza parâmetros pré-estabelecidos, como a quantidade de chuva em uma região durante determinado período. Se esses parâmetros forem atingidos, o segurado recebe indenização, independentemente das perdas reais.

Em resumo, as perdas especificamente não são consideradas, mas sim o fato de eventos climáticos terem atingido um determinado índice. “Nosso propósito é empoderar o futuro da agricultura, não apenas protegendo as nossas lavouras contra incertezas e as mudanças climáticas, mas também elevando a performance financeira e operacional de toda cadeia agrícola”, conclui Luis Ricci Maia, cofundador e CPO da TRAG.