A Agree, fintech especializada na captação de recursos financeiros para o agronegócio, está anunciando o desenvolvimento de uma plataforma com a finalidade de automatizar e eliminar grande parte das burocracias ligadas à solicitação de crédito no agronegócio. Segundo a empresa, além de acelerar os processos para facilitar o dia a dia dos agricultores, a ferramenta ainda oferece eficiência, agilidade no envio de informações para os bancos e conexão entre quem precisa de crédito e quem quer financiar o agronegócio.
Thays Moura, sócia-fundadora da Agree, acredita que o sistema transforma a captação de recursos no setor. “O software armazena documentos de forma segura além de eliminar as tarefas manuais repetitivas que os produtores têm ao enviar informações para cada banco, reduzindo erros com possíveis falhas humanas. Além disso, através da inteligência artificial (IA) analisamos o perfil do endividamento do produtor. Conectado com bancos parceiros, o projeto resolve os grandes desafios enfrentados pelo produtor rural e empresas do agronegócio, encurtando o caminho e prazo de avaliação e concessão de empréstimos”, afirma.
Deste modo, a executiva avalia que a nova solução da Agree acelera o percurso e economiza tempo, tanto de quem precisa tomar o crédito quanto de quem quer emprestar para a cadeia do agronegócio. “Como existe uma integração entre produtor e credor, não há necessidade de múltiplas idas e vindas de informações e documentos até os bancos para entregar arquivos e informações, tornando o procedimento mais ágil para todos. Mas os benefícios vão muito além da eficiência operacional, acontece ainda um aprimoramento do relacionamento entre as duas pontas, o que dá agilidade na análise em diferentes linhas de crédito”, esclarece Thays.
A ferramenta está em fase de testes com revendas e sementeiras parceiras e contribui como uma solução completa com a junção entre automatização, IA e gestão de documentos. Contudo, ela ressalta que a essência do trabalho personalizado da Agree permanece a mesma. “Estamos constantemente buscando tecnologias para oferecer melhorias aos nossos clientes. Mas a personalização, o atendimento olho no olho, esse cuidado que temos para encontrar condições favoráveis para cada produtor, isso não muda. O atendimento individual e personalizado continua sendo feita por nós, com o objetivo de fornecer os melhores resultados sempre,” finaliza.
Ela ressalta que a tecnologia se tornou uma aliada indispensável para os produtores rurais, e revolucionou também o acesso ao crédito agrícola. Com a inovação, processos que costumavam ser demorados, agora estão ao alcance das mãos. Isso é fundamental para os agricultores que dependem dos financiamentos no momento certo para dar continuidade às atividades e a modernização se tornou uma realidade no campo. Dados do estudo Agricultura Digital, realizado pela pesquisadora Maíra de Souza Regis, da Universidade de Brasília (UnB), apontam que 96,3% dos agricultores utilizam aplicativos de operações bancárias e 70,37% para gestão de propriedades.