A CashU, fintech especializada na modalidade de crédito B2B com inteligência artificial, lança seu próprio Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC), com valor de R$ 100 milhões, para o financiamento de suas operações. O fundo tem participação de Itaú BBA e do conglomerado financeiro japonês Credit Saison.
Com o lançamento do fundo, a CashU passa a financiar boa parte das suas recomendações de incremento de vendas através de abertura de base e extensão de crédito para as PMEs. Hoje, 100% da tecnologia é proprietária e distribuída por meio dos canais de vendas da indústria e de grandes distribuidores com interesse em uma tecnologia em tempo real para a área comercial e financeira.
Para o Yuri Fonseca, Co-fundador, Chief IA Officer da CashU e pesquisador de pósdoutorado na Universidade de Stanford, esta é mais uma demonstração de confiança do mercado na evolução do processamento de dados e IA, tanto no segmento de fintech quanto na CashU, representando mais um passo decisivo da empresa em direção à rodada de investimento series A. “A CashU foi a primeira fintech a incorporar inteligência artificial no crédito para financiar capital de giro das PMEs com a cadeia de fornecimento. Provamos que a acurácia em nossos modelos de concessão de crédito proprietário é 10 vezes superior ao dos incumbentes. Na prática, isso significa que a CashU consegue dobrar as vendas de uma grande indústria por meio da concessão de crédito, com as maiores taxas de aprovação do mercado, ao mesmo tempo que produz portfólios de crédito sustentáveis, o que atraiu a atenção de alguns dos investidores de crédito mais sofisticados no país”, comenta.
Arthur Bariani, membro do time de Investimentos do Credit Saison Brazil, comenta que desde o início das operações no Brasil, a empresa tem se dedicado intensamente a apoiar fintechs que oferecem soluções inovadoras e criativas no mercado de crédito do país. “A CashU é um excelente exemplo de empresa que utiliza dados e inteligência artificial para facilitar e agilizar o financiamento de estoque para PMEs, permitindo que essas empresas foquem em suas competências principais e aumentem suas vendas.
Como parte do compromisso global do Credit Saison em promover a inclusão financeira de PMEs, estamos muito satisfeitos em ser parceiros da CashU ao mesmo tempo em que eles continuam a expandir um portfólio sólido de clientes”, afirma.
A CashU usa inteligência artificial para oferecer crédito B2B para PMEs e varejistas de todo o país, por meio de indústrias e fornecedores, que contratam o crédito e oferecem a seus clientes, diretamente no checkout de cada compra. A empresa desenvolveu um modelo preditivo proprietário, que analisa cliente por cliente, oferecendo score, prazo e limite de crédito em tempo real, em um sistema altamente dinâmico e totalmente integrado às soluções de pagamento já utilizadas pela indústria. A inteligência artificial da CashU utiliza redes neurais que analisam uma série de comportamentos inexplorados pelo mercado, conseguindo hiperpersonalizar cada oferta de crédito, em tempo real, para todas suas transações.
“Desde o lançamento do produto de crédito B2B, a CashU vem tendo um crescimento de dois dígitos mês a mês. Atraímos 2 dos 3 maiores marketplaces B2B do páis como clientes. O FIDC proprietário vem para fortalecer nossas operações e demonstra o interesse de investidores de crédito privado em portfólios de crédito gerados com inteligência artificial”, cita Thiago Saldanha, CEO e Fundador da CashU.
“Nossa intenção é disponibilizar cerca de R$ 1bi em crédito para as pequenas e médias empresas do país em 2025. Um crédito inteligente e customizado, que não estaria disponível pelas vias tradicionais e que com certeza pode ajudar as PMEs a crescer de maneira sustentável, ao mesmo tempo em que leva mais tranquilidade e também mais crescimento para a indústria. Nós, da CashU, seguimos acreditando no Brasil e na capacidade do empreendedor brasileiro de superar as dificuldades e prosperar, gerando valor para economia e para a sociedade como um todo”, analisa.