IA da SIACorp reclassifica balanços em 15% do tempo de um humano

A SIACorp, fintech brasileira especializada em sistemas de análise e automação de crédito e gestão de risco, acaba de anunciar o lançamento do CreditVision, aplicação de inteligência artificial generativa treinada com milhares de demonstrativos financeiros para detectar automaticamente rubricas e valores nos balanços, efetuando a extração e reclassificação das contas. A expectativa é que o produto, já disponível para contratação, seja capaz de fazer a leitura e reclassificação de um balanço em 15% do tempo levado por um colaborador humano.

Alexandre Marinho, CEO e fundador da SIACorp, espera que o CreditVision consiga solucionar um dos principais desafios das companhias que precisam fazer a leitura e reclassificação de uma grande quantidade de demonstrativos financeiros: a falta de uniformidade para a sua publicação. “Uma vez que não há padrão para publicação de demonstrativos além dos grupos tradicionais de contas (ativo e passivo de curto e longo prazo, patrimônio líquido, demonstrativo de resultados), que são obrigatórios, todos os balanços precisam ser reclassificados em uma planilha padrão a partir da qual são calculados os índices que se deseja analisar, como endividamento, liquidez, rentabilidade, entre outros”, explica.


É nesse ponto que reside a maior complexidade: a reclassificação consiste na digitação manual de cada um dos itens dos demonstrativos financeiros diretamente no sistema ou a criação, do zero, de uma nova planilha do Excel. Antes do CreditVision, tal atividade precisava ser desempenhada por analistas de crédito com conhecimento dos termos financeiros. Esse colaborador precisaria saber, por exemplo, que o termo “caixa e bancos” corresponde ao termo “disponível” ou que “clientes” significa a mesma coisa que “contas a receber”.

Com o lançamento do produto, isso não será mais necessário. Em 1/6 do tempo, o CreditVision efetua a leitura dos balanços contidos em arquivos em formato PDF, incluindo a digitalização, extração de dados e reclassificação automática dos demonstrativos no plano de contas definido pela empresa, com direito a conversão de formatos, totalizações de grupos de contas, cálculo de índices e geração de pareceres.


Marinho explica que, além da inteligência artificial generativa, o CreditVision utiliza modelos de aprendizado de máquina que utilizam mecanismos de atenção para processar sequências de dados conhecidos como “Transformers”.


“Além disso, o CreditVision é capaz de calcular dezenas de indicadores financeiros, que são comparados às medianas setoriais para analisar a situação econômico-financeira da empresa. O produto conta com relatórios e gráficos que apresentam evoluções de indicadores e principais rubricas dos demonstrativos, sendo capaz também de gerar diversos demonstrativos adicionais”, conclui.


O CreditVision conta, ainda, com um dicionário de rubricas que possibilita a reclassificação de qualquer balanço nos planos de contas de ativo, passivo e demonstrativo de resultados definidos por cada empresa, além de relatórios e gráficos que apresentam evoluções de indicadores.


O módulo CreditVision pode ser plugado no CreditFlow — sistema desenvolvido pela SIACorp que automatiza todo o ciclo de gestão de risco de crédito — e também pode ser integrado de forma nativa ao CreditChat, aplicação da fintech que também utiliza inteligência artificial generativa para analisar informações para emitir um parecer de crédito para grandes companhias, com sugestão de limites com e sem garantia, prazos, entre outros.