Para sobreviver a dois sistemas tributários empresas devem mapear DNA do negócio

“O Custo Brasil é de R$1,7 trilhão por ano, sendo que a burocracia tributária é a segunda maior praga e consome R$340 bilhões por ano da nossa espécie.”  Essa será uma das linhas de raciocínio trabalhadas por Paulo Zirnberger, CEO da Omnitax, durante sua palestra ‘Inteligência tributária adaptativa: preparando-se para os próximos 8 anos da reforma’, que acontecerá durante o Tax Summit 2025, evento organizado pela Live University.  A programação reunirá cerca de 1,3 mil participantes entre especialistas da área tributária, executivos e empreendedores no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, entre os dias 13 e 14 de maio. 

Baseado em sua experiência à frente da Omnitax, startup que atua por meio de uma plataforma de inteligência tributária que opera desde o pedido de compra até a contabilização da venda em tempo real, Zirnberger, desenvolverá em sua explanação a tese de que as empresas precisam mapear o DNA tributário de seus negócios e decidir, o quanto antes, quais batalhas precisam ser ganhas ao longo dos próximos oito anos de adaptação à Reforma Tributária. 

“As empresas precisam atentar para o fato de que precisarão sobreviver com dois sistemas tributários em paralelo por 8 anos. Para conseguir isso, elas precisarão conectar novas tecnologias aos seus sistemas e ERPs atuais com a consciência de que não dá para atualizar tudo. Além disso, será fundamental ter autonomia para operacionalizar a inteligência tributária dentro das empresas”, diz. 

Neste sentido, ele oferece um ranking com as principais medidas a serem adotadas o quanto antes: 

• Revisar e ajustar processos internos afetados, estimados em 80% da empresa;

• Adotar sistemas preparados para novas lógicas do IBS/CBS/IS;

• Auditar e centralizar todos os documentos eletrônicos num lugar único;

• Conciliar os pagamentos dos itens de cada documento eletrônico;

• Otimizar e maximizar o seu direito de creditamento amplo e irrestrito;

A palestra de Paulo Zirnberger acontecerá às 15 horas do dia 13, dentro da trilha: ‘Inteligência Tributária e Jurídica’. O evento que terá como tema geral “Tecnologia, Estratégia e Inovação Tributária” contará com 49 palestrantes em 5 palcos simultâneos. O objetivo dos organizadores é abordar tanto as transformações impulsionadas pela Reforma Tributária, como o avanço da digitalização fiscal, o fortalecimento das estratégias fiscais corporativas e as principais evoluções no ambiente jurídico.