A 7ºedição do Payment View reunirá o ecossistema de pagamentos no dia 14 de maio, das 9h às 19h, em São Paulo, com a presença confirmada do Banco Central, líderes de instituições financeiras, bandeiras, adquirentes, varejistas, desenvolvedores e grandes marcas de tecnologia para debater as principais tendências que estão redesenhando a forma de pagar e receber no país.
O evento aborda alguns dos pilares que estão moldando o presente e o futuro dos pagamentos como a integração digital, a experiência do consumidor, regulamentação, mobilidade, segurança e as novas infraestruturas digitais com destaque para as palestras e painéis que tratam da agenda evolutiva do Pix, integração de APIs, tokenização de ativos, Drex (Real Digital) e o papel das carteiras digitais e dos iniciadores de transação de pagamento (ITPs) na consolidação do Open Finance.
No período da manhã, o evento começa com a palestra de Claudenir Andrade, VP de Inovação da Afrac, que trará uma visão do futuro dos pagamentos diante de tecnologias emergentes como IA e Quantum Computing e das novas demandas dos consumidores por pagamentos mais fluidos e seguros.
Na sequência, uma visão prática da tecnologia aplicada no ponto de venda. Marcelo Silva, CEO da Adtitum Pagamentos vai abordar como as APIs têm se tornado catalisadoras da inovação, possibilitando a integração inteligente com TEF e outras soluções automatizadas no varejo.
Emerson Barretto, Fundador e CEO da POS CONTROLE falará sobre mobilidade no ponto de venda, destacando como soluções integradas com equipamentos móveis estão gerando mais agilidade, eficiência e liberdade para o varejo.
Em um cenário de rápida digitalização, serviços de pagamento oferecidos como plataforma – Payment as a Service estão viabilizando novas experiências de negócio, com integração simplificada de TEF e carteiras digitais até o uso inteligente do Pix, do Open Finance e da recorrência. Esse é o tema da palestra de Antonio Freixo, CEO do Grupo Entre e CEO da Entrepay.
Para fechar o bloco da manhã, Vinicius Seixas, Sócio do Pinheiro Neto Advogados, falará como a recente reforma tributária no Brasil e as regulamentações estaduais estão impondo novos desafios para empresas que desenvolvem soluções de pagamento.
Abrindo o segundo bloco da tarde, às 14h, Breno Lobo, executivo do Banco Central e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do Pix, falará sobre a agenda evolutiva dos pagamentos instantâneos, antecipando novidades como Pix por biometria, Pix automático e Pix internacional.
Na sequência haverá um painel com a moderação de Gustavo Lino (Init) para debater como os Iniciadores de Transação Pagamento (ITPs) e a convergência com Open Finance estão revolucionando os pagamentos no Brasil. O debate contará com a participação de Aaron Morais (Google), Debora Faria (Banco do Brasil), Breno Lobo (Banco Central), Wendel Nunes (Open Finance).
Linconl Rocha (Pagos) comandará o painel sobre a experiência do consumidor e a jornada de pagamento no varejo físico e online como diferencial competitivo. Nos dois ambientes, o pagamento deixou de ser apenas o momento final da compra para se tornar um diferencial competitivo. Participarão da discussão Leandro Garcia (Visa), Duda Davidovic (Elo), Paulo Frossard (Mastercard), Valéria Carrete (TNS).
Na sequência, o painel sobre Pagamentos integrados será comandado por Claudenir Andrade (Afrac). No varejo as compras precisam ser fluidas, seguras e integradas a diferentes métodos e regulamentações, com checkout rápido, mas que mantém controle sobre a operação. Para esse debate estarão no palco Larissa Facin (Equals), Mayra Scarpelli (Ingenico), Daniel Queiroz (Cielo).
Para fechar a programação, o painel sobre Tokenização e Drex discutirá os impactos dessa inovação para bancos, fintechs e varejistas e como a interoperabilidade entre Pix, Open Finance e ativos digitais pode criar um novo paradigma para pagamentos no Brasil. O painel será moderado por Rogerio Melfi (Abfintechs) com participação de Renata Mancini (Rípio), João Gianvecchio (Banco BV), Regina Pedroso (ABToken), George Smetana (Bradesco).
“Mais do que uma vitrine de tecnologia, o Payment View é um ambiente de troca estratégica, onde se constrói o futuro dos pagamentos no Brasil, integrando inovação, regulamentação, experiência do consumidor e eficiência operacional”, destaca Regina Crespo, curadora do evento.
O público pode conferir o evento de forma presencial (vagas limitadas) Mais informações e ingressos disponíveis no site.