O Que São Robo-Advisors e Porque Você Deve Saber Mais Sobre Eles

Mas o que são esses robo-advisors afinal? Em uma tradução para o português, robo-advisor significa um “robô assessor”.

Eles são nada mais do que robôs que fazem os seus investimentos por você. Ou seja, algum ser humano programa uma estratégia de investimento e esses robôs irão montá-la para você.

Dizendo de uma forma mais pomposa: robo-advisors são algoritmos que compram determinados ativos seguindo uma estratégia de investimento pré-determinada, rebalanceando sua carteira sempre que houver novos aportes.

Basicamente, os robo-advisors fazem toda a parte “chata”, você só terá o trabalho de economizar o dinheiro.

E de onde surgiram esses robôs?

Essa nova forma de investir não tem nem 10 anos. Ela começou entre os anos de 2008 e 2010 nos EUA com uma fintech chamada Betterment. Eles basicamente entenderam que investir pode (e deve) ser fácil e simples.

Se você investe todo o mês, porque você deveria perder tempo tendo de comprar manualmente os mesmos ativos e títulos, ou contratar alguém, se um robô pode fazer isso facilmente?

A ideia cresceu, virou negócio e, hoje, eles tem mais de 6 bilhões de dólares administrados.

Mas afinal, é vantajoso mesmo?

De uma forma geral esses robo-advisors são bem vantajosos. É claro que tudo depende de uma análise pessoal. Se você é uma pessoa que investe regularmente, sabe os caminhos do mercado financeiro e até aprecia essa atividade, talvez eles não se mostrem tão vantajosos.

Entretanto, para a maioria das pessoas esse não é o caso, e é aí que esses robôs entram para melhorar a sua vida! Eles apresentam muitos pontos a seu favor, vamos explica-los:

1- Facilidade

É extremamente fácil investir usando um robo-advisor. Todo trabalho que você teria passa a ser feito pelo computador! Tudo que você terá de fazer, depois de escolher o seu advisor, é transferir dinheiro do seu banco para sua conta na corretora.

Depois disso é só relaxar e assistir o trabalho sendo feito sozinho. O robô irá pegar o seu dinheiro e fazer as devidas compras para que os seus investimentos sejam feitos corretamente e mantenham as mesmas proporções dentro de sua carteira.

2- Diversificação e Rebalanceamento

Ao se investir sozinho, é difícil diversificar pois vai lhe tomar muito tempo. Você precisará dedicar tempo para estudar os diferentes tipos de ativos existentes e então comprá-los na quantidade desejada e precisará fazer isso regularmente.

Além disso, toda vez que você for colocar mais dinheiro nesse investimento, precisará comprar nas mesmas proporções que você já tinha antes ou então irá acabar com uma carteira desbalanceada.

“OPA PERA AI! Agora você ta me confundindo! Como assim carteira desbalanceada!?”. Calma, vamos a um exemplo para entender melhor.

Suponha que você queira investir em frutas. Logo, você decide comprar 3 bananas, 2 maçãs e 5 laranjas. Acontece que mês que vem, quando você for investir o seu dinheiro poupado novamente, precisará manter a proporção de 3/10 em bananas, 2/10 em maçãs e 5/10 em laranjas.

Caso você não tome este cuidado, pode acabar comprando bananas demais. Se na vida real, ao invés de bananas estivermos falando de ações, por exemplo, você tornará o seu investimento muito mais arriscado.

Com os robôs-advisors isso não acontece. Quando você deposita o dinheiro na conta da corretora, o robô faz todos os devidos cálculos para saber o quanto de bananas, laranjas e maçãs você têm de comprar para manter tudo do jeito que estava antes.

3- Não Há Conflito de Interesses como os Atuais

Existe um problema – que muitos nem sequer sabem que existe – ao investirmos com algum assessor, que é o conflito de interesses.

Pense comigo: quando você vai a um banco, já viu o seu gerente te recomendar investimentos de outros bancos? Já viu ele te recomendar investimentos no Tesouro Direto?

Essas situações normalmente não ocorrem pois estes assessores ganham mais dinheiro quando você deixa os seus investimentos com eles. Acontece que, normalmente, isso não é o melhor para o seu rendimento.

Com os robôs isso não existe! Tudo que ele fará é alocar o seu dinheiro em uma série de ativos pré definidos. Não há conflito de interesses pois o robô não trabalha para um banco, nem para uma gestora. Ele não ganha comissão!

O robô irá ganha mais somente se você ganhar mais.

4- Preço

Sim, os preços cobrados para utilizar esses robôs são extremamente baixos. Isso ocorre porque eles não precisam de muita gente para funcionar.

Ao contrário de uma gestora, que precisa de vários traders para fazer suas posições, o robô faz tudo isso sozinho. O resultado é uma redução de custos absurda.

Enquanto que bons fundos de investimento normalmente cobram entre 1,5 e 2% de taxa de administração, os robo-advisors dificilmente chegam a 1% de taxa.

5- Impostos

Aqui vem uma vantagem que poucos sabem que existe. Quando investimos em fundos de investimento (com exceção de fundo de ações) existe um tipo de imposto chamado de “come cotas”. Basicamente, ele significa que duas vezes por ano o governo cobra uma taxa sobre os seus rendimentos.

Pode até não parecer grande coisa, mas ao longo do tempo, você perde dinheiro pois deixa de ganhar juros sobre juros.

A diferença é que os robôs não são fundos, eles compram todos os ativos no seu nome. É como se você tivesse comprado sozinho! Isso significa que não há imposto de renda como o come-cotas. Você só pagará ao governo quando seus títulos vencerem ou quando sacar os seus recursos.

Aqui, porém, há uma excessão. Alguns robôs investem o seu dinheiro em fundos de investimento e, consequentemente, o imposto se aplica a eles também.

6- Acesso a Planos de Investimento por um Preço Baixo

Por fim, resta dizer que você também está comprando uma estratégia de investimento. Normalmente, no caso dos robôs, elas são baseadas em diversificação e toda uma teoria de risco-retorno que existe por trás.

O melhor disso é que o custo é baixo! Não só o custo de manutenção (as taxas de administração) como também os custos de entrada. De uma forma geral, é possível começar a investir com os robo-advisors com muito pouco dinheiro. Menos de R$100 já te abre portas aqui mesmo no Brasil!

Basicamente, você pode ter acesso a todo um plano de investimento feito por pessoas que dedicaram suas vidas a assuntos como esse, por um custo muito menor do que teria ao investir com fundos de investimento ou assessores pessoais.

Mas é seguro mesmo isso ai? Não vou perder o meu dinheiro não?

Fique tranquilo pois os robo-advisors são muito seguros. Isso acontece porque, ao investir com eles, todos os seus investimentos ficam no seu nome.

Então, se a fintech que administra seu dinheiro quebrar, você só perderá o serviço que estava contratando. Mas tudo onde você investiu vai continuar lá na corretora pois estará no seu nome.

Existem Desvantagens?

Como tudo na vida, sim. Existe, sim, um lado negativo de se investir com robo-advisors. Vamos a eles:

1- Menos Diversificação do que Fundos

Pois é, não investir por um fundo de investimento tem suas vantagens e desvantagens. A grande desvantagem é que estamos sujeitos a uma menor diversificação quando investimos com robôs do que quando estamos em fundos.

Enquanto normalmente os robôs investem em poucos ativos (5 por exemplo), os fundos de investimento podem ser muito mais diversificados.

2- Conflitos de Interesse

“Mas como assim!? Você falou lá em cima que não existe isso com os robôs!” De fato, o robô não vai te recomendar um investimento pois ele precisa bater metas e ganhar comissão. Nem ficará limitado a ativos de um banco, pois ele não é um banco.

O conflito de interesses, como existe hoje, não existe com os robôs.

Entretanto, robôs rodam com base em algoritmos e essa programação pode ser feita com segundas intenções. Ela pode ser feita para beneficiar um fundo ou ativo pertencente a empresa que detém esse robo-advisor.

Desta forma o robô irá depositar o seu dinheiro lá pelo simples motivo de que o dono do robô é o dono do fundo.

Apesar de ser uma possibilidade real, é possível descobrir se algo assim está acontecendo.

Se você pode checar onde o robô está investindo o seu dinheiro, também pode checar se você está contribuindo para algum fundo ou ativo que pertence ao gestor desse robô.

3- Pagar por Algo que Você Pode Fazer Sozinho

Novamente, tudo depende do seu perfil de investidor. Entretanto, essa é, sim, uma atividade que você pode realizar sozinho.

Em muitas corretoras é possível programar investimentos no Tesouro Direto. Logo, se você já conhece um pouco de investimentos e possui uma estratégia, talvez seja melhor se você simplesmente investir sozinho.

Tudo bem, gostei bastante! Como faço para investir com robo-advisor aqui no Brasil!

Felizmente, já temos muitas opções por aqui! É recomendável que você entre no site de cada uma delas para conhecer melhor antes de escolher em qual investir. De qualquer maneira aqui vão os principais robo-advisors no Brasil atualmente:

Vérios: custo de 0,95% ao ano e investimento mínimo de 12 mil reais.

Oi Warren: custo de 0,8% ao ano e investimento mínimo de 100 reais.

Magnetis: custo médio de 0,76% ao ano e investimento mínimo de 10 mil reais.

Alkanza: custo de 0,5% ao ano mais taxas de operações e investimento mínimo de 5 mil reais.

Monetus: custo de 0,45% ao ano e investimento mínimo de 100 reais.

O Futuro dos Investimentos Pessoais Chegou!

Essas fintechs não param de crescer no Brasil e no mundo. É só pensarmos que há cerca de 3 anos nenhum desses robo-advisors existia no Brasil. Hoje já temos 5, e provavelmente mais estão surgindo nesse momento!

A tendência é que, inclusive, quanto mais fintechs desse tipo apareçam, menores serão os custos graças a concorrência.

Esse “setor” tem tudo pra ser o futuro dos investimentos pessoais! Por isso, não deixe de conhecê-lo melhor. Quem sabe sua vida não fica muito mais fácil ao mesmo tempo que seus investimentos ficam melhores e mais baratos?

Ficou com alguma dúvida? Alguma sugestão? Então não deixe de comentar aqui embaixo ou falar conosco através do facebook da Juros Baixos!

O quê!? Não conhece a Juros Baixos ainda? Somos uma plataforma de comparador de empréstimos que não para de crescer! Aproveite que você está descobrindo mais sobre como facilitar seus investimentos e descubra também como podemos facilitar sua busca por um empréstimo sem cobrar nada por isso!