MB Labs quer faturar R$ 80 milhões com fintechzação do agronegócio em 2024

O grupo MB Labs, empresa de tecnologia que oferece soluções que integram design, tecnologia, estratégia e engenharia de software, projeta faturamento de R$ 80 milhões até o fim deste ano, tendo como foco a fintechzação do agronegócio. Este valor é 50% maior que o registrado no ano passado.

A estratégia tem como foco acompanhar de perto clientes do setor agro que querem potencializar novas linhas de receita por meio da adoção de tecnologias financeiras. Renan Basso, co-fundador e diretor de negócios da MB Labs, explica que, para pôr esta estratégia em prática, será o usado o Bankeiro, produto desenvolvido internamente, pensado e projetado para banking, que atende as necessidades e detalhes importantes na construção de um mobile banking e internet banking.

“Acreditamos que uma empresa não precisa nascer agtech, ela pode se tornar uma. Com esta solução podemos otimizar o tempo de implementação de tecnologia financeira em até 80%, permitindo que empresas agro também se tornem negócios financeiros com produtos como crédito com garantia da safra (para aquisição de insumos ou equipamentos agrícolas), antecipação de recebíveis e empréstimo consignado privado.  São todas modalidades de empréstimos que oferecem uma garantia sólida, reduzindo assim o risco de inadimplência.”

O avanço da tecnologia do setor financeiro e o crescente número de fintechs levaram facilidades bancárias para os mais diferentes tipos de negócio, incluindo os do agro. No entanto, Renan acredita que ainda há um vasto campo a ser explorado neste setor, o que por sua vez abre margem para que novas tecnologias sejam desenvolvidas e testadas, especialmente as financeiras.

Uma das abordagens inovadoras que as empresas de nicho estão adotando é a oferta de crédito com base na capacidade de produção dos agricultores. Ao fazer análises avançadas com dados precisos, as empresas podem, por exemplo, determinar o potencial produtivo de cada cliente, podendo estabelecer limites de créditos personalizados. Isso faz com que os interesses das empresas do agronegócio se alinhem com o sucesso dos fazendeiros.

“A criação de empresas digitais específicas para clientes agro faz da área uma das mais promissoras do país, impulsionando não apenas transações comerciais, mas também fortalecendo os laços entre empresas e agricultores”, diz.

O setor do agro vem passando por uma revolução digital e se adequando às novidades e benefícios que a tecnologia pode proporcionar. As empresas deste segmento estão reconhecendo a necessidade de diversificar seus serviços para além da venda de insumos agrícolas, passando a oferecer produtos financeiros e tecnológicos.