O Banco Central do Brasil (BC) anunciou nesta semana ter firmado um acordo com a Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) na área de fintech. Assinando em Basileia, na Suíça, o acordo tem como objetivo incentivar a inovação em serviços financeiros em ambos os mercados e apoiar a expansão local de empresas inovadoras com origem na nação parceira.
Segundo texto publicado no portal do BC, a autoridade monetária brasileira e a HKMA irão colaborar na orientação de empresas inovadoras, no compartilhamento de informação e experiências, e em projetos conjuntos de inovação. O documento foi assinado por Norman Chan, executivo chefe da HKMA, e pelo presidente do BC, Ilan Goldfajn.
“A assinatura desse acordo significa o compromisso de ambas as partes em fortalecer ainda mais a colaboração entre Hong Kong e Brasil, a maior economia da América Latina, no desenvolvimento de tecnologias financeiras”, afirmou Norman Chan.
Segundo Ilan Goldfajn, o BC apresentou recentemente uma série de regulamentações para promover o desenvolvimento do setor de fintech e para reforçar a resiliência da indústria financeira brasileira a ataques cibernéticos.
“Esperamos uma colaboração frutífera com Hong Kong, que é um dos principais centros de tecnologia financeira na Ásia. O acordo de cooperação implica o compartilhamento de experiências e melhores práticas, e nos permitirá não apenas monitorar mudanças tecnológicas nos mercados financeiros de uma perspectiva mais ampla, mas também adaptar o ambiente regulatório para modelos de negócio inovadores”, concluiu.