Poucos dias após ter anunciado a mudança de marca de Lendico para Provu, a fintech especializada em crédito pessoal e meios de pagamento anunciou ontem (17) ter conseguido captar um aporte de R$ 1,4 bilhão em uma operação baseada em Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) coordenada pelo Goldman Sachs.
Em reportagem sobre o assunto publicada pelo portal Canaltech, a empresa informa que um dos principais destinos dos novos recursos será o Provu Parcelado, uma forma de parcelamento de compras no boleto que permite dividir o valor em até 24 vezes sem precisar de cartão de crédito. Os juros são adaptados ao perfil financeiro de cada cliente e variam de 3,5% a 7% ao mês. Outra vantagem é que esse meio de pagamento é sem entrada, ou seja, o comprador só começa a pagar 45 dias após efetuar a transação.
Com este instrumento, os lojistas ganham uma alternativa de beneficiar seus clientes com uma ampliação do poder de compra. Uma das principais vantagens é que os consumidores não precisam possuir cartão de crédito e nem ficam restritos a limites.
Para a publicação, o CEO da Provu, Marcelo Ramalho, disse que o investimento amplia a capacidade da empresa de oferecer crédito. Segundo ele, o recurso chega em um momento de acelerada expansão em termos de tecnologia, produto e equipe.
Além da mudança de marca, em 2021 a fintech recebeu autorização do Banco Central para atuar como Sociedade de Crédito Direto (SCD). Com isso ela obteve condições de operar com recursos próprios, sem precisar recorrer a parceiros para a aprovação de pedidos de empréstimos.