Em uma coletiva de imprensa realizada terça-feira(09), o Santander anunciou o lançamento de sua fintech dedicada à transferência de valores entre pessoas com ou sem conta bancária. Na prática, a iniciativa tem como base a ContaSuper, que havia sido comprada pelo banco no ano passado. Além de ser rebatizada como Superdigital, o empreendimento traz como novidade a integração completa ao sistema financeiro. Isto garante que correntistas de qualquer banco em atividade no Brasil possam enviar quantias aos usuários do Superdigital, e estes, a qualquer outra instituição.
O serviço é todo baseado em um aplicativo que pode ser instalado em smartphones Android ou iOS. Quando foi adquirido pelo Santander ele já possuía 1 milhão de clientes, mas naquela ocasião, permitia transferências apenas entre seus próprios usuários. O consumidor paga mensalidade de R$ 7,90 a R$ 11,90. Com isso pode enviar ou receber dinheiro. A mensalidade é cobrada apenas no mês em que utilizar o serviço. O cliente recebe um cartão de crédito Mastercard no plano mais barato, ou três cartões, no mais caro.
Outra inovação incorporada pelo Santander foi o desenvolvimento do sistema que permite reconhecer na agenda de contatos os usuários dos serviços e a realização de transações por chat.
O CEO da fintech, Ezequiel Archipretre, explicou que o chat e a integração com os bancos são os grandes diferenciais do sistema. No primeiro caso, porque permite que um grupo de pessoas possa organizar eventos, fazer vaquinhas e doações durante uma simples conversa. Já no segundo caso, pelo fato de facilitar o uso por empresas ou instituições de ensino. “Estamos conversando para fazer convênios com universidades, onde há muito potencial”, afirma. Em cinco anos ele espera ultrapassar a marca dos 10 milhões de correntistas.