A revista CFP Professional Magazine, veículo produzido pela Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros) publicou, na edição do primeiro trimestre, um artigo escrito pelo cofundador do FintechLab, Marcelo Bradaschia, a respeito do panorama atual do ecossistema fintech brasileiro.
Com uma abordagem didática, o texto celebra o fato de em 2016, o fenômeno das fintechs ter sido o assunto de maior destaque no mercado financeiro. “Tudo girou em torno desta revolução que vem ganhando cada dia mais força no país e que, no exterior, já movimenta bilhões de dólares, enquanto no Brasil já captou mais de R$ 1 bilhão em investimentos”, diz o autor.
Segundo Bradaschia, o aumento exponencial de iniciativas veio acompanhado de um significativo fortalecimento do ecossistema, em grande parte patrocinado pelas mesmas organizações que temem esse movimento: os bancos e outras instituições financeiras. “Parece um contrassenso, mas não é. Se não pode vencê-los, junte-se a eles,” diz.
Na sequência ele explica que o motivo de grandes instituições estarem se aproximando das fintechs é que, em primeiro lugar, existe uma questão de marketing. “As instituições querem se apropriar de parte do movimento para se apresentarem como empresas inovadoras”, afirma.
Apesar disso, de acordo com o artigo, as instituições financeiras possuem uma grande dificuldade de se reinventar. “Da mesma maneira que um transatlântico não consegue seguir um jetski. Em parte, pela habilidade dos condutores, que estão acostumados a comandar um outro tipo de embarcação e, em parte, pela própria embarcação que possui características físicas difíceis de se adequarem a um novo cenário, ” avalia o autor.
Ao encerrar a obra, Bradaschia adverte para o fato de estarmos testemunhando apenas o começo de uma revolução muito maior que está para acontecer. Ele ressalta exemplos como o do Facebook, que já anunciou sua disposição em atuar com serviços financeiros na Europa, e da Transferwise, que já quebrou barreiras para transferência de recursos entre países. “ Vivemos numa era em que moedas virtuais são criadas por algoritmos matemáticos, em que sensores passam a gerar informações de cada aspecto de nossa vida. Testemunhamos até agora uma pequena, minúscula, amostra do que está por vir”, profetiza.
A CFP Professional Magazine está em sua 10ª edição e além do artigo sobre fintechs, traz reflexões sobre os novos modelos de investimento e as novas formas de enxergar o comportamento dos clientes. A Certificação CFP® é a única credencial de profissionalismo mundialmente reconhecida para o planejador financeiro pessoal e a Planejar á a entidade autorizada pelo Financial Planning Standards Board (FSPB) a conceder e administrar esta marca no território brasileiro.