Na noite de quinta-feira (18), o Telegram realizou uma atualização de seus sistemas que reforça a tendência da entrada agressiva dos aplicativos de mensagens no segmento de pagamentos. A empresa colocou à disposição de seus usuários a possibilidade de fazer testes deste tipo de uso por meio de um bate-papo com um robô.
A nova ferramenta foi explicada no blog do Telegram e publicada no Brasil em veículos como o Canaltech e o Mobile Time. Na prática, a companhia viabilizou por meio de uma API que a funcionalidade seja integrada a qualquer chatbot no Telegram.
A ideia é que o usuário possa fazer encomendas, pagar por serviços e fazer compras de bens virtuais usando cartão de crédito por meio de uma conversa. O teste pode ser feito interagindo com um robô chamado Shopbot (@shopbot).
O mecanismo permite fazer uma transação fictícia para saber como funciona o processo. O usuário informa os dados para entrega da mercadoria, fornece o número do cartão (neste exemplo, usa-se um número inexistente sugerido pelo Telegram) e depois aperta o botão “pagar”.
Na explicação, o Telegram ressalta que não armazenará os dados dos cartões. A empresa atuará apenas como um mensageiro entre as partes (consumidor, gateway de pagamento e comerciante) e não vai cobrar qualquer taxa por isso. Desta forma, a marca não se responsabilizará pela resolução de qualquer queixa referente a pagamentos ou entregas.
Ao analisar a novidade, o MobileTime afirma que a inclusão de funcionalidade de pagamento é uma tendência mundial em aplicativos de mensagens. A estratégia teve início pela Ásia, com WeChat, Line e Kakao, e chegou recentemente aos EUA, com o Facebook Messenger.
O site comenta que o Telegram é o primeiro a disponibilizar a oportunidade ao Brasil. Segundo a publicação, não se sabe quando o rival Messenger trará sua funcionalidade de pagamentos para o País e não há previsão de nada parecido para o WhatsApp.
Segundo o site, a mais recente edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre aplicativos deste segmento no Brasil, 14,7% dos internautas brasileiros com smartphone possuem o Telegram instalado. Dentre eles, 47,8% fazem uso do mensageiro todo dia ou quase todo dia.