Fintech de crowdfunding transforma Amigo Secreto em arrecadação para ONGs

O Vakinha, uma das primeiras fintechs especializadas em crowdfunding do Brasil, anunciou na semana passada o lançamento de uma iniciativa que tem como objetivo aproveitar o clima de sensibilidade do Natal para intensificar a arrecadação de doações a instituições que geralmente começam o ano com problemas graves de caixa em razão da queda de doações em janeiro e fevereiro.

Com o slogan “É muuuuito bom fazer o bem“, a empresa colocou em funcionamento o Vakinha de Natal, que consiste na criação de várias vaquinhas online simultaneamente para uma única causa. Na página, qualquer pessoa consegue juntar seu grupo de amigos, colegas de trabalho ou familiares e montar uma vaquinha em prol de uma instituição para fazer doações a partir de R$ 20,00, até o dia 25 de dezembro. O site reúne instituições sociais, previamente selecionadas, que poderão receber doações.

Para ajudar, basta entrar na página, escolher a instituição, criar a vaquinha de seu grupo, estabelecer a meta a ser alcançada na arrecadação e indicá-la para os demais participantes doarem.

Em matéria publicada pelo portal Segs, o diretor e fundador do Vakinha, Fabricio Milesi explicou que a ideia é ter várias vaquinhas com valores menores, que juntas possam somar um bom dinheiro que irá diretamente para a conta da instituição. Tudo isso aparece de forma transparente no site.

Ele comenta ainda que o projeto abre um leque de oportunidades para quem quer praticar solidariedade no Natal. “Nas empresas, os grupos de funcionários podem doar o “Amigo Secreto” ou “Amigo Oculto” para as vaquinhas. Familiares podem se juntar e montar uma vaquinha de presente no site”, disse.

As instituições foram previamente selecionadas em função de seu trabalho e credibilidade. Quem quiser indicar uma instituição também pode. É só mandar uma mensagem para o email atendimento@vakinha.com.br com a recomendação, incluindo um breve resumo sobre as atividades e os dados de contato da ONG, que posteriormente será avaliada para fazer parte do Vakinha de Natal. Também é importante enviar os próprios dados de contato (nome, email e telefone) para receber retorno ou esclarecer dúvidas.

O Vakinha foi criado em 2009 e deve fechar o ano de 2017 tendo movimentado R$ 40 milhões em arrecadação. A iniciativa foi apontada como uma das empresas de crowdfunding para se ter no radar dos investidores na América Latina pelo estudo “Empreendimento Fintech na América Latina”, feito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Finnovista, organização que fomenta o desenvolvimento de fintechs.