A Desenvolve SP, agência de desenvolvimento do Governo de São Paulo, iniciou nesta semana por meio da publicação de um edital, o processo seletivo para a contratação de uma fintech. A empresa escolhida vai atuar na criação de um novo modelo de financiamento para ampliar e desburocratizar a oferta de crédito aos microempreendedores individuais (MEIs) das favelas brasileiras. O projeto é fruto de uma parceria entre o Sebrae e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As primeiras transações serão feitas nas duas maiores comunidades paulistanas que são Heliópolis e Paraisópolis.
O critério para a escolha da startup vencedora dará preferência à concorrente que apresentar a melhor proposta comercial que ofereça soluções para agilizar o processo de aprovação de financiamentos.
De acordo com o presidente da Desenvolve SP, Milton Luiz de Melo Santos, o objetivo do órgão é que a partir do registro da proposta a aprovação do financiamento ocorra em até 48h. “Vamos utilizar o modelo de negócios das fintechs, baseado no uso de algoritmos e da automatização de processos, para cruzar informações que facilitem a avaliação de risco e acelerem a contratação e a liberação de recursos para os MEIs”, explica.
Além de permitir uma maior inclusão dos MEIs no sistema financeiro, a parceria entre as instituições envolvidas vai levar desenvolvimento às regiões onde os microempreendedores estão localizados. Segundo o executivo, quando tiver início a segunda etapa do projeto, o Sebrae irá promover oficinas de orientação de acesso ao crédito nas comunidades e a Desenvolve SP, junto com a fintech, operacionalizará todo o processo de análise e tomada de crédito. O BNDES, por sua vez, aportará os recursos do projeto no valor de até R$ 10 milhões.
A sessão pública para a abertura dos envelopes ocorrerá no dia 13/4/2018, às 11h, na sede da instituição financeira, localizada na Rua da Consolação, 371 – região Central da cidade de São Paulo.