A edição 2018 do Ciab Febraban, que acontecerá entre os dias 12 e 14 de junho, em São Paulo, deve marcar o lançamento oficial de uma nova conta digital no mercado brasileiro. A novidade está sendo desenvolvida por intermédio de uma parceria entre os Correios e a Surf Telecom. De acordo com uma reportagem publicada pelo portal Telesintese.com, a operadora responsável pela rede dos Correios Celular, já foi autorizada pelo Banco Central a ser um agente de arranjos financeiros por meio de sua subsidiária, a Surf Serviços.
Segundo a matéria, o novo serviço tem como público alvo as pessoas físicas que não têm conta bancária. A principal base de prospecção inicial serão os usuários do serviço pré-pago dos Correios Celular. Este contingente chegou ao final de abril somando 135 mil clientes. Eles registraram um gasto médio mensal de R$ 33.
O texto informa que a conta virtual será oferecida gratuitamente a todos esses clientes para que eles possam fazer remessa de dinheiro para seus parentes, sejam eles clientes ou não do mesmo serviço. Ao receberem esses créditos digitais, eles poderão retirar o dinheiro no Banco Postal, dos próprios Correios, ou em um banco comercial. Se preferirem, terão a oportunidade ainda de fazer compras com o seu cartão de débito. O cliente não vai pagar pela operação bancária. Só vai pagar pelo cartão de débito e para colocar crédito (dinheiro) no cartão.
Os Correios já possuem uma parceria com a conta.Mobi, por meio da qual oferece uma conta digital direcionada aos microempreendedores individuais (MEIs). Ela permite controlar entradas e saídas de dinheiro, efetuar pagamentos online, receber por meio de boletos, fazer transferências entre cartões e contas bancárias e automatizar os sistemas de recebimento. A solução oferece máquina para pagamento com cartões de crédito e débito, sem cobrar mensalidades. O usuário também tem direito à consultoria de uma rede credenciada de contadores pela Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon). A plataforma se remunera por meio de tarifas, inferiores às do mercado.
O texto do portal Telesintese explica que os serviços financeiros são um dos segmentos que estão sendo explorados pelos Correios, dentro de sua estratégia de buscar novos mercados para substituir a queda de receita com os serviços tradicionais do monopólio (correspondências, telegramas, emissão de selos), que hoje representam menos da metade do faturamento da empresa.