A fintech Moneto, que agiliza o recebimento financeiro das vendas com o objetivo de promover o crescimento de pequenos negócios, acaba de receber um investimento de R$ 2 milhões feito pela Accesstage, integradora de soluções e serviços para a gestão de pagamentos, recebimentos e transferência eletrônica de informações financeiras.
Além dos recursos financeiros, de acordo com o presidente da Accesstage, Celso Sato, a startup também receberá da investidora uma transferência de tecnologia de processamento de transações eletrônicas que elevará sua capacidade operacional, tornando o negócio muito mais robusto e preparado para o crescimento.
“Identificamos sinergia entre ambas as empresas, o que foi um dos pilares para a concretização da parceria. O Moneto facilita para os seus clientes o gerenciamento de cobranças e recebimentos de forma automatizada e eficiente, além de prover outros benefícios como controle de catálogo de produtos online, emissão de boletos, recebimentos via cartões e redução de inadimplência nas vendas. Essa solução vem de encontro ao core business da Accesstage. O pequeno e o médio empreendedor estão na mira do nosso negócio também”, explica Sato.
A startup está de olho nos empreendedores do setor de vendas diretas, que movimentou R$ 45,2 bilhões no país em 2017, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Vendas Diretas. São mais de 4,1 milhões de trabalhadores independentes, que atuam como revendedores de produtos de saúde, beleza, utilidades domésticas, vestuário, alimentos, joalheria, entre muitos outros.
“Vimos a dificuldade de profissionais de revenda em efetuar recebimentos. Normalmente eles só recebem cheque ou dinheiro. Isso acaba saindo caro e complicado em questão de logística, pois exige que o revendedor tenha a necessidade de ir até os seus clientes finais e às vezes nem recebam o valor total. Por outro lado, os pagadores [clientes do autônomo] não têm a comodidade de fazer o pagamento com cartão ou outros meios eletrônicos. Normalmente têm de se deslocar até o banco para tirar dinheiro, por exemplo”, explica Marcos Arruda, fundador da Moneto.
Lançado em 2016, o Moneto conquistou, em seu lançamento, mais de 1mil clientes e em 2017, foi uma das startups residente no Campus do Google em SP. No mesmo ano recebeu o Prêmio Fintech Awards Latam na categoria Inclusão Financeira. Faturou também no ano passado R$ 300 mil e espera fechar 2018 com R$ 2 milhões.
O Moneto fechou o ano de 2017 com mais de 30 mil revendedores cadastrados em sua ferramenta com a inclusão de quatro parceiros de vendas diretas, a Adlux (empresa de cosméticos profissionais), Evomel (produtos naturais), Skillus (joias folheadas) e a Ustrike (nanotecnologia). Em 2018, a empresa negocia com outras 20 parceiras, um aumento de mais de 400% de sua base de clientes.