O Startup Weekend, iniciativa com cerca de 3 mil edições realizadas em 150 países com objetivo de incentivar empreendedores, designers e entusiastas de tecnologia a desenvolverem projetos de empresas durante um final de semana, realizará em São Paulo uma edição histórica programada para o final de agosto. Será a primeira versão do Startup Weekend Fintech Women. A ideia é incentivar e apoiar a participação do público feminino no ecossistema das startups financeiras.
O evento acontecerá entre os dias 24,25 e 26, na sede da FLAGCX. A organização estabeleceu que 75% tanto dos participantes quanto dos mentores e organizadores sejam mulheres, o que não elimina a possibilidade da colaboração masculina.
Durante os três dias elas serão desafiadas a criar e lançar uma fintech apoiada por profissionais especializados e empreendedores experientes. A dinâmica permite experimentar os passos iniciais de montar uma startup em uma combinação de execução prática com bate papos teóricos nos quais são ensinadas, por exemplo, metodologias ágeis para construir e validar um modelo de negócios, montar um MVP e apresentar um pitch.
De acordo com um estudo de 2017 do Fundo Monetário Internacional, apenas 2% dos CEOs do mercado financeiro global são mulheres e essa tendência também se reflete nas startups que estão surgindo. Um relatório da Crunchbase mostra que apenas 17% das empresas que receberam investimentos no ano de 2017 foram fundadas por mulheres.