Fintech Acesso revela que os serviços lideram gastos com cartões pré-pago

De acordo com uma pesquisa realizada pela fintech Acesso, especializada em soluções de meios de pagamento, as despesas com serviços são as preferidas dos brasileiros para o uso dos cartões pré-pago.  Ao monitorar as transações feitas entre setembro de 2016 e julho de 2017 a companhia constatou que esta modalidade liderou todos os meses observados  triplicando o volume registrado no período.

No total, a pesquisa mostrou a evolução dos gastos em 28 categorias diferentes, incluindo TV a Cabo, Saúde, Roupas, Seguros, entre outras. Uma curiosidade da análise está relacionada às despesas com lojas de departamentos. O segmento está abaixo de “Postos de Combustível”, “Hotelaria” e “Entretenimento e Lazer” no total por consumo.

“Os dados mostram a utilização cada vez maior dos cartões pré-pagos no dia a dia dos brasileiros, consolidando-se como uma opção segura para quem deseja adquirir algum produto ou serviço, mas não possui conta em banco”, explica Jack Blumen, Gerente Nacional de Vendas da Acesso.

Na hora de utilizar o cartão pré-pago, o brasileiro tem duas marcas favoritas para gastar: Uber e iTunes.  O aplicativo de transporte lidera o ranking de compras nacionais, enquanto que o reprodutor de áudio da Apple ocupa a primeira posição nas compras internacionais em três modalidades analisadas: cartão web, cartão adquirido em supermercados e cartões de lojas de departamento.

Nos gastos com os cartões adquiridos por meio do website da Acesso, a Amazon e AliExpress, gigantes do e-commerce, ocupam a segunda e terceira posições em compras internacionais. Já Netflix e Mercado Livre estão nas duas primeiras colocações em volume de gastos no Brasil.

Nas outras duas modalidades de cartões (adquiridos em lojas físicas, como supermercados ou lojas de departamento), a Amazon dá lugar ao Xbox, console de videogame da Microsoft no exterior. No país, a Microsoft e Vivo Controle estão nas duas primeiras posições dos cartões de supermercados, enquanto que Microsoft e Mercado Livre são o segundo e terceiro colocados nos cartões de lojas de departamentos.