No final da semana passada, em uma reportagem do jornal Valor Econômico, a fintech BizCapital, plataforma que opera no segmento de empréstimo para micro e pequenas empresas, anunciou ter recebido uma rodada de investimentos que somou R$ 20 milhões.
De acordo com a matéria, a transação envolveu fundos como Quona Capital ,e Monashees e Chromo Invest e viabilizará à empresa fazer investimentos em tecnologia, mas principalmente usar parte deste recurso para oferecer como a garantia de capital necessária para iniciar o processo que lhe permitirá colocar em prática sua estratégia de passar a trabalhar com recursos próprios em suas negociações com os clientes.
A Biz Capital tem a intenção de entrar com um pedido no Banco Central para se tornar uma Sociedade de Crédito Direto (SCD). Caso isso aconteça e a solicitação seja aceita pelo órgão regulador, a startup poderá deixar de atuar como correspondente bancário, como faz atualmente
Em uma reportagem sobre o assunto publicada pelo portal Baguete, o sócio da Quona Capital, Jonathan Whittle afirmou que o fundo acredita que o Brasil está no início de um reordenamento fundamental de seus serviços financeiros, impulsionado por startups como a BizCapital, que estão usando tecnologia e um modelo inovador de negócios para atender às necessidades de empresas carentes.
Já o fundador da BizCapital, Francisco Ferreira comentou que as pequenas empresas representam a base da economia brasileira. “Nossa missão é ajudar centenas de milhares de pequenas empresas enquanto construímos um negócio financeiro vanguardista e sustentável com impacto social. Os investimentos sucessivos que recebemos são um resultado direto dessa mentalidade”, disse.
Desde 2016, a BizCapital recebeu mais de 100 mil solicitações de crédito em todo o Brasil, superando R$ 2 bilhões em pedidos.