O Bradesco e a fintech EasyCrédito lançaram na semana passada um projeto operado por meio de uma plataforma de empréstimos pessoal online que permite ao banco conceder crédito a não-correntistas. Até o momento, somente clientes com conta corrente na instituição podiam contratar este tipo de produto.
O EasyCrédito é uma das fintechs pioneiras nesse segmento no Brasil e possui uma plataforma digital que dispõe de tecnologia antifraude, modelo de análise de crédito baseado em redes sociais (social credit score) e um processo 100% digital que vai desde simulação, envio de documentos com a câmera do celular até a assinatura do contrato por SMS, eliminando a necessidade do cliente comparecer a uma agência.
O lançamento da plataforma é fruto do programa de inovação InovaBRA. Desta forma, em vez de estar no aplicativo da EasyCrédito, como outras instituições, o Bradesco tem uma plataforma própria disponível. O funding da operação é do Bradesco, que espera atingir mais de 500 mil clientes com a nova plataforma.
Em nota publicada pela FolhaPress, o cofundador da EasyCrédito, Marcos Ramos, explica que a startup tem um método próprio para avaliar o risco de inadimplência. Sua avaliação tem como característica usar dados não convencionais, como comportamento em redes sociais e permite o envio de documentos e assinaturas pela internet.
Ramos diz que o EasyCrédito já recebeu 1 milhão de solicitações de empréstimo por seu serviço.