Seminário do BNDES discute como blockchain pode criar melhores serviços financeiros e públicos

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) realizou ontem (14) em sua sede no Rio de Janeiro, o seminário “Tecnologias Disruptivas para Serviços Públicos e Financeiros: Blockchain para o Desenvolvimento”.

A iniciativa foi gerada por meio de uma parceria entre o BNDES, a União Internacional de Telecomunicações (ITU na sigla em inglês) que é a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) especializada em tecnologias da informação e comunicação, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).

Em sua palestra, o presidente do BNDES, Joaquim Levy, ressaltou que o órgão está bastante comprometido com a inovação e em saber como é possível trabalhar com novas tecnologias para aumentar a produtividade. “Tive o privilégio de atuar no Banco Mundial quando lançamos um título (bond) utilizando blockchain e vimos como essa tecnologia pode ser poderosa”, lembrou.

De acordo com o portal br.cointelegraph.com, além de Levy, a programação previa a participação de representantes do Banco Central do Brasil, do Banco de Desenvolvimento do BRICS (NDB), do Banco Interamericano para o Desenvolvimento, da China Academy of Information and Communications Technology e do KfW Develpment Bank.

Outros nomes de destaque entre os participantes foram Alex Van de Sande, da Ethereum Foundation, Daniel de Michele, da IOTA, Thiago Canellas, da EOS, Carlos Rischioto, da IBM, e os coordenadores das iniciativas de blockchain do BNDES, Gladstone Arantes e Vanessa Almeida.