Na sexta-feira (18) a fintech WEEL, que opera por meio de uma plataforma online de antecipação de recebíveis, anunciou ter recebido US$ 6 milhões como fruto de uma rodada de investimentos comandada pelo Banco Votorantim em conjunto com os fundos Monashees e Mindset Ventures.
Segundo uma matéria publicada pelo portal TI Inside, o acordo estabelece que o Banco Votorantim entre com funding e sua estrutura de capital, enquanto a WEEL oferece a inteligência de dados e um modelo de análise que proporciona a empresas acesso a capital de giro a baixo custo e com baixo risco de inadimplência.
A startup financeira foi fundada em 2014 com um modelo de análise de risco baseado em Inteligência Artificial aplicada sobre grandes massas de dados (Big Data), em substituição aos modelos tradicionais de análise que dependem da consulta aos cadastros negativos de solicitantes.
A parceria permitirá ao Banco Votorantim otimizar limites de crédito utilizando a antecipação de recebíveis através de um novo canal de distribuição, aumentando assim o seu potencial de atuação no segmento de pequenas e médias empresas. Outro benefício será a substituição pelo banco de seu sistema de checagem e monitoramento de duplicatas, passando a adotar a plataforma da WEEL para a melhoria de performance e escalabilidade.
De acordo com Simcha Neumark, da WEEL, a nova retaguarda oferecida pelo Banco Votorantim acelerará ainda mais as taxas de crescimento da empresa – atualmente na média de 31% mês a mês – e propiciará a ampliação de investimentos na área de ciência de dados.