Tendo ajudado a acelerar 30 empresas participantes do programa de aceleração Darwin Starups, a RTM – Rede de Telecomunicações para o Mercado, está anunciando sua participação no sexto ciclo da iniciativa que está com inscrições abertas até o dia 10 de fevereiro. A missão é selecionar startups das verticais de Telecom/TI, Fintech, Insurance ou BigData, que serão aceleradas por um período de quatro meses em São Paulo ou Florianópolis.
A RTM é parceira corporativa do programa desde 2016 com o objetivo de atrair empreendedores que buscam resolver problemas reais, oferecendo aporte financeiro, facilidade de acesso ao mercado, capacitação, mentoria, ajuda em precificação e aspecto jurídico. Ao lado da RTM, também são parceiras do projeto a B3, a Neoway e a TransUnion.
Além do programa, a RTM mantém contato e dá mentoria para diversas startups, avaliando sempre a sinergia e a possibilidade de parceria com algumas empresas que possam oferecer soluções aos seus clientes. O Diretor Geral da RTM, André Mello, ressalta que os mais de 500 clientes da Rede constituem uma das principais vantagens da parceria da RTM com o programa Darwin para as empresas aceleradas.
“Se uma startup desenvolver um serviço que é do interesse de um de nossos clientes, provavelmente será do interesse de boa parte dos 500. Então, a possibilidade de ela oferecer o serviço é muito grande. Tentamos de todas as formas ajudar a startup a obter sucesso”, declarou.
A RTM criou, em agosto de 2016, o programa de inovação aberta Conecta, com o objetivo de ampliar e reforçar a conexão com o ecossistema tecnológico, interagindo com startups, empreendedores, universidades, espaços de coworking, incubadoras e aceleradoras, para colher como resultados novas soluções e ganho de eficiência ao mercado financeiro.
Algumas das inciativas são mentorias nas empresas aceleradas pela StartupFarm, a parceria com a Distrito Ventures, além do apoio a Acate – Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia, estimulando o relacionamento e associativismo das verticais de negócios Conectividade e Fintech.
O programa Conecta deu origem ainda ao Desafio RTM, iniciado em fevereiro de 2017, para análise e mentoria de startups que tivessem soluções aplicáveis ao mercado financeiro e pudessem ser disponibilizadas na rede ou por cloud privada. Dos 53 projetos inscritos, duas chegaram à última etapa e se tornaram parceiras da RTM. Atualmente, a RTM também promove diversos encontros sobre inovação ao longo do ano, como o Innovation Hour e a Conferência Blockchain, reunindo clientes e jovens empreendedores. Em 2019, a RTM ampliará as ações do Conecta interagindo com o meio acadêmico através de universidades.