Competição permite a fintechs divulgarem soluções para membros de associação de bancos

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) abriu ontem (17) as inscrições para o Prêmio Idei@ABBC 2018 que tem como objetivo reconhecer e divulgar soluções inovadoras na área da tecnologia bancária idealizadas e realizadas por fintechs. A competição será dividida em três categorias (User Experience, Competividade e Analytics) sendo que as três melhores startups de cada uma delas terão a oportunidade de apresentar seus projetos diretamente para representantes das instituições membros da associação.

As inscrições estarão abertas até o dia 1ºde outubro sendo que na modalidade User Experience poderão concorrer inovações que atuem no sentido de simplificar a validação de documentos, a jornada do cliente, automatizar o atendimento por meio de Chatbot e do uso de inteligência artificial, auxiliar na educação financeira para suporte à decisão de investimento, à decisão de crédito e à organização da vida financeira.

No campo da competitividade serão avaliadas ferramentas voltadas para marketplaces, open banking e meios de pagamento. Já no quesito analytics, o foco estará voltado para projetos que otimizem a extração de valor dos dados e resultem em melhor eficiência de venda ou operacional por meio de análise preditiva, big data e CRM.

A organização afirma que o objetivo do Prêmio é aproximar as fintechs das instituições financeiras associadas à ABBC, com o propósito de otimizar modelos de negócio e reduzir custos operacionais, colaborando, assim, para o desenvolvimento de tecnologias que fortaleçam o ambiente competitivo, a inclusão financeira e a sustentabilidade econômica do país.

As nove fintechs finalistas serão anunciadas durante um evento que acontecerá no dia 21 de novembro no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. Na ocasião serão entregues troféus de reconhecimento aos primeiros colocados das três categorias e anunciadas as datas das apresentações dos finalistas aos representantes dos bancos associados.