A fintech KeroGrana, que atua na concessão de empréstimo pessoal online, anunciou ontem (9) ter fechado uma parceria com o Banco CBSS, instituição financeira que faz parte do Grupo Elopar, holding controlada pelo Bradesco e Banco do Brasil. Com o acordo a startup pretende oferecer novas possibilidades de crédito com foco no público feminino. A meta é fazer R$ 60 milhões em empréstimos até o final de 2019.
Uma reportagem publicada pelo jornal Dia a Dia explica que ao desenvolver este tipo de parceria o CBSS disponibiliza a estrutura de concessão de crédito em si, incluindo compliance, pricing, análise de crédito e gestão da inadimplência, enquanto as fintechs representam a abertura de novos canais de vendas a partir de sua especialização digital, na segmentação e oferta de valor aos seus determinados públicos e, em especial, na experiência do usuário diferenciada que proporcionam.
No caso da KeroGrana, o principal apelo será voltado ao público feminino. A escolha é baseada em um levantamento do portal Konkero, segundo o qual as mulheres representam 58% do total de internautas que buscam informações sobre finanças.
A matéria afirma que apenas no ano de 2018, foram 8,5 milhões de mulheres que acessaram a plataforma em busca de informações para tomar melhores decisões financeiras. Foi justamente a percepção do crescimento do protagonismo financeiro feminino e a ausência de serviços no meio digital que pensem na experiência da mulher que motivou o empreendedor Guilherme de Almeida Prado, fundador do Konkero a criar também o KeroGrana com característica de negócio de impacto social.
De acordo com dados da Konkero, as mulheres se sobressaem em todas as temáticas de finanças pessoais. O predomínio do acesso feminino se dá nas seções “Seus direitos” – que apresenta dicas de direitos que fazem o dinheiro render mais, com 64,5% –; seguido de “Ganhar dinheiro” com 64,4%. Nessa seção, as mulheres acessam o conteúdo voltado à busca de renda, volta ao mercado de trabalho ou dicas para conciliar o tempo entre o cuidado com os filhos e formas de complementar o orçamento. Nas seções “Economizar” e “Negociar dívidas”, as mulheres lideram os acessos com 61,8% e 60,5%, respectivamente.
Ao comentar o assunto com o portal, a diretora de Marketing e Comercial da KeroGrana, Marta Luconi disse que percebendo esta demanda da mulher por entender mais de finanças pessoais, a fintech está desenvolvendo produtos a serem oferecidos gratuitamente à base de clientes para ajudá-las a fazer um melhor planejamento do orçamento doméstico e aumentar seu poder de compra.