A PitchBook, empresa especializada na coleta e análise de dados sobre o cenário de capital de risco e private equity, divulgou na semana passada os resultados de uma nova pesquisa realizada em parceria com o Web Summit, o maior evento de tecnologia do mundo, de acordo com o Financial Times. O trabalho intitulado ‘PitchBook-Web Summit Venture Investor Survey’, examina as preferências de investimento em tecnologias emergentes como IA, mobilidade, fintech, blockchain e outros temas.
De acordo com matéria sobre o assunto publicada pelo portal PRNewsWire, quase um terço (31%) dos entrevistados citou o ‘pedigree’ da equipe executiva como o critério mais importante, seguido pelo modelo de negócios (27%) e pelo potencial de interrupção (23%).
O levantamento ressalta que o investimento de risco nos setores de tecnologia aumentou consistentemente nos últimos 10 anos, representando quase 40% do investimento total em VC até agora em 2019. Segundo a abordagem, quase 70% dos participantes da pesquisa concordam que o investimento continuará crescendo, pois há uma superabundância de metas de investimento de qualidade.
Dos setores de tecnologia emergentes que atraem investimentos de risco, os entrevistados elegeram como as categorias com maior potencial de interrupção nos próximos cinco a 10 anos as iniciativas relacionadas a Inteligência Artificial / Machine Learning (28%), healthtech (16%) e fintech (13%).
A pesquisa foi aplicada junto a 264 investidores de VC na Web Summit and Venture, um evento somente para convidados da conferência, reunindo líderes de fundos como Seedcamp, Blackstone, Union Square Ventures, Lightspeed Venture Partners, Earlybird e muitos outros.
Curiosamente, apenas 19% dos entrevistados citaram o caminho para a lucratividade como critério ao avaliar oportunidades de investimento em setores emergentes de tecnologia. De fato, 72% concordaram ou concordaram fortemente que o crescimento deve vir antes do lucro para as empresas emergentes de tecnologia apoiadas em VC.