A Alelo, bandeira especializada em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas, anunciou no início da semana a abertura de suas APIs (Application Programming Interface). Com isso, fintechs e outros parceiros de negócios podem realizar vendas dos produtos Alelo Alimentação, Alelo Refeição, Alelo Cultura e Alelo Natal diretamente em seus sistemas, aplicativos e sites, de forma integrada, personalizada e online.
“Somos a primeira empresa do setor de benefícios a possibilitar o uso de APIs para que parceiros, fintechs e startups possam gerar novos negócios com a criação conjunta de novas soluções. Para nós, esse é o verdadeiro caminho da transformação digital: o compartilhamento de conhecimento e o uso de ferramentas de forma colaborativa”, destaca Adriano Tchen, diretor de TI da Alelo.
Essa nova iniciativa de Open Banking da Alelo disponibiliza o acesso à comercialização de novas funcionalidades relacionadas a vendas, geração de leads e precificação e contratos.
Ao abrir parte da sua base de tecnologia, a Alelo visa facilitar o desenvolvimento de novas aplicações, gerando mais valor aos parceiros e melhor experiência aos usuários. A iniciativa possibilita ao ecossistema integrar soluções, compartilhar dados e realizar transações de forma automatizada e segura.
“O uso de novas tecnologias é o caminho para melhorar a vida de todos nós, beneficiando os parceiros comerciais atuais, bem como viabilizando outras parcerias como as HRTechs. A nova solução dá autonomia para a definição de combos e condições comerciais, por exemplo”, explica João Paulo Miranda, superintendente de produtos da Alelo.
Um site de vendas de seguro, por exemplo, pode desenvolver uma nova funcionalidade complementar a uma API de precificação de benefícios. Ao integrar seu sistema ao serviço da Alelo, terá a possibilidade de gerar novos negócios, aumentar o comissionamento e oferecer aos seus clientes uma boa experiência baseada em maior facilidade.
“Dessa forma, ampliamos o leque de novos parceiros de vendas e oferecer novas soluções a todo o ecossistema, em especial ao Varejo. Por isso, nossa previsão é lançar mais funcionalidades em APIS abertas no primeiro trimestre de 2020”, finaliza Tchen.
A Alelo já disponibiliza APIs focadas em funcionalidades para usuários dos cartões, estabelecimentos comerciais e empresas parceiras em vendas. As redes de farmácias Pague Menos e Drogal já utilizam a plataforma da Alelo para conceder descontos exclusivos em suas lojas, aumentando o fluxo de clientes.
Já o Convenia, parceira que desenvolveu nosso Clube Alelo, disponibiliza benefícios aos seus usuários, como descontos em restaurantes, cinema, faculdades, academias entre outros, também operacionaliza as cargas recorrentes dos cartões benefícios de seus clientes com nossas APIs, aumentando seu portfólio de serviços.