Análise sobre interação das fintechs com agências de fomento ganha Prêmio ABDE-BID

Na segunda-feira (9) o Senado promoveu uma sessão especial para celebrar o aniversário de 50 anos de atuação da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE). Na ocasião foram anunciados os vencedores da 6º edição do Prêmio ABDE-BID, iniciativa realizada em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com a Organização de Cooperativas Brasileiras. O objetivo é estimular a elaboração de trabalhos escritos de divulgação, reflexão e apresentação de propostas sobre o financiamento do desenvolvimento, em especial sobre o Sistema Nacional de Fomento (SNF).

De acordo com matéria publicada pela Agência Senado, esta edição bateu o recorde de participação com 68 artigos inscritos. Na categoria Inovação Financeira: Finanças verdes, Fintechs e PPPs, o ganhador foi o analista de Desenvolvimento na Agência de Fomento do Estado do Paraná (Fomento Paraná), Gustavo Alexandre Duda Mattana. Seu trabalho teve como objetivo analisar a interação entre o fenômeno das fintechs e as agências de fomento.

Já na categoria Desenvolvimento em debate, o economista Igor Lopes Rocha ficou com a primeira posição ao comparar a diversificação produtiva, a transição estrutural e a densidade das cadeias produtivas no Brasil e na Coreia do Sul.

Finalmente, o artigo vencedor da categoria Sistema OCB: Desenvolvimento e Cooperativismo de Crédito, foi desenvolvido por Marcelo Henrique Shinkoda e Marcelo José Braga. O trabalho debate o efeito das fusões nas cooperativas de crédito brasileiras.

Presente na solenidade, o representante do BID, Hugo Florez, destacou as parcerias que a entidade mante com a ABDE, como o LAB (Laboratório de Inovação Financeira) e o próprio Prêmio ABDE-BID.

“Acreditamos que o Sistema Nacional de Fomento constitui uma rede essencial para o financiamento da qualidade de vida e do desenvolvimento sustentável no Brasil. Estamos muito satisfeitos e honrados com as parcerias que fizemos até aqui. O Prêmio nos permitiu oxigenar e estreitar laços com a academia, além de nos surpreender pela qualidade dos trabalhos”, declarou Florez.