Em um movimento que intensifica a forma de atuação característica do formato open banking, o Banco do Brasil anunciou na segunda-feira (23) que a partir daquela data seus correntistas passaram a poder comparar e contratar empréstimos pessoais por intermédio da fintech Bom Pra Crédito (BPC). A startup atua como um marketplace na realização de simulação das condições oferecidas por 36 instituições financeiras.
De acordo com uma reportagem sobre o assunto publicada pelo portal da revista Exame, o presidente e fundador da fintech, Ricardo Kalichsztein comemora o fato de essa ser a primeira oportunidade que os clientes do Banco do Brasil terão de contratar empréstimos pessoais em um ambiente fora do aplicativo e das agências da instituição.
De acordo com a matéria, o primeiro produto oferecido na plataforma será de empréstimo pessoal, o BB Crédito Automático, mas já existe um planejamento para a entrada em circulação de outras linhas, como o BB Crédito Salário e crédito consignado.
Desde que lançou sua plataforma de open banking em junho de 2017 o BB já anunciou uma parceria com a startup de gestão empresarial ContaAzul e lançou uma API com a fintech Bxblue, que compara crédito consignado para aposentados, pensionistas e funcionários públicos.
Enquanto isso a parceria com o BB tem o potencial de acelerar o cumprimento da meta da BPC de quase dobrar o valor transacionado em 2020. Até 2019, a plataforma intermediou a concessão de R$ 600 milhões e o objetivo é atingir R$ 1 bilhão no ano que vem.