Ao fazer sua análise sobre o desenvolvimento das tecnologias de ponta que moldaram o setor em 2019, o Business Insider Intelligence, serviço de pesquisa premium especializado em inteligência de negócios e pesquisa orientada a dados, destacou a aceleração do uso das fintechs no Brasil como um dos acontecimentos mais importantes do ano.
No artigo intitulado “Estes são os maiores vencedores de fintech de 2019”, o portal da instituição informa que o Brasil registrou um aumento significativo da adoção de fintechs entre adultos digitalmente ativos. De acordo com a publicação, o país registrava um percentual de apenas 40% nesta métrica em em 2017 e saltou para 64% este ano.
Na avaliação dos especialistas do Business Insider, o país provavelmente aumentará ainda mais este indicador à medida que seus principais players continuarem a se estabelecer.
Neste sentido a publicação ressalta o desempenho do Nubank e da Creditas como as principais estrelas do ecossistema em expansão das fintechs do Brasil. O órgão cita a informação de que o Nubank aumentou sua base de usuários para 15 milhões de clientes e garantiu uma avaliação de US $ 10 bilhões depois de levantar US $ 400 milhões. Enquanto isso, a Creditas levantou US $ 231 milhões em julho.
O otimismo com a América Latina não se restringe ao Brasil. De acordo com a matéria, embora o Brasil ainda esteja liderando a revolução das fintech na região, outros países estão seguindo o exemplo, o que acelerará os desenvolvimentos das fintechs na América Latina.