Quatro fintechs brasileiras aparecem entre as 100 mais inovadoras do mundo em 2019

A sexta edição do relatório Fintech100 elaborado pela KPMG colocou quatro fintechs brasileiras entre as 100 mais inovadoras do mundo em 2019. De acordo com o estudo divulgado nos últimos dias do ano passado as representantes nacionais neste ranking foram Nubank, Banco Inter, Creditas e Rebel.

Uma matéria publicada pelo portal InforChannel sobre o assunto afirma que as escolhas foram feitas com base em pesquisas e análises globais relacionadas a cinco fatores. O levantamento foi feito em conjunto com a H2 Ventures em 29 países.

O texto informa que a análise separa as startups financeiras selecionadas por categorias. Uma delas é denominada Top 50, na qual são relacionadas as melhores do setor classificadas por critérios como inovação, aumento de capital, tamanho e localização.

A outra modalidade é chamada de Emerging 50 e reúne as mais novas que estão na vanguarda de tecnologias e práticas inovadoras.

O sócio da Kpmg no Brasil, Oliver Cunningham, afirma na reportagem que um número cada vez maior de fintechs do Brasil está ganhando destaque na pesquisa, aumentando a representação brasileira no levantamento.

“Isso demonstra a importância que as startups de finanças daqui estão tendo em todo o mundo”, diz

Já com relação aos destaques globais, as empresas da China e da região Ásia-Pacífico aparecem entre as dez primeiras colocadas no relatório. Assim como em 2018, a lista deste ano mostrou as empresas de pagamentos e transações na liderança, representando 26 das empresas do ranking. Elas foram seguidas por empresas de gestão de patrimônio (20), companhias seguradoras (17) e empresas de concessão de crédito (15).

A China, que liderou o ranking do relatório Fintech100 nos últimos três anos, contou com três empresas entre as dez primeiras posições no relatório deste ano. De forma geral, a região Ásia-Pacífico dominou o top 10 por mais um ano, com cinco empresas no ranking. Duas empresas localizadas na Índia também figuraram entre as dez primeiras colocadas neste ano, assim como duas empresas dos Estados Unidos e uma do Reino Unido.

As dez primeiras colocadas são as seguintes: Ant Financial (China), Grab (Cingapura), JD Digits (China), GoJek (Indonésia), Paytm (Índia), Du Xiaoman Financial (China), Compass (Estados Unidos), Ola (Índia), Opendoor (Estados Unidos) e OakNorth (Reino Unido).