Duas pesquisas divulgadas no início deste ano revelam o crescimento da biometria como uma das tecnologias que mais criarão oportunidades de negócios para as fintechs em 2020. Um estudo produzido pela Visa mostrou que 87% dos portadores de cartão brasileiros já estão familiarizados com a autenticação por biometria. O índice é muito superior ao registrado nos Estados Unidos, por exemplo, onde 59% dos consumidores conheciam esse método.
Não por acaso, a pesquisa Fintech Deep Dive 2019, feito pela Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) em parceria com a consultoria PwC Brasil,revelou que que mais de um quarto das startups financeiras brasileiras pretende dominar tecnologias de biometria e gestão de identidades em 2020.
Em nota enviada à imprensa a Visa informa que em sua segunda edição no Brasil, o estudo apresenta um crescimento do interesse por soluções de biometria e reforça que há demanda e oportunidades para soluções deste tipo. O estudo aponta ainda, que apesar do crescimento explosivo do comércio eletrônico no país, o uso de métodos tradicionais de autenticação, como senhas, ainda pode limitar o potencial do canal digital, diminuindo finalizações de compras ou acessos às lojas virtuais.
Conduzido localmente com 500 portadores de cartão de crédito, os resultados da pesquisa ecoam as constatações de um estudo paralelo com portadores de cartão dos EUA e América Latina. Segundo os dados levantados no Brasil, a maioria dos pesquisados já deixaram de comprar online porque estavam sem o cartão de crédito no momento, esqueceram a senha ou não conseguiram fazer login. Além disso, os pesquisados se preocupam com a segurança das senhas e tokens, e tendem a ver a biometria como uma alternativa mais rápida e fácil de usar do que as senhas. Apenas 30% usam uma senha única para cada conta, mas a maioria não: 48% usam diversas senhas.
“Entendendo as frustrações ou dores dos consumidores do Brasil, conseguimos desenvolver soluções para resolver essas questões citadas no estudo e apoiar o crescimento do comércio eletrônico”, diz Edson Ortega, vice-presidente de risco da Visa do Brasil. “Os consumidores querem soluções rápidas, convenientes e seguras para comprar online, e as pesquisas indicam que a biometria pode ter um papel importante na melhora dessa experiência”, completa.
Na pesquisa, a maioria dos portadores de cartão já conhecia e via com bons olhos a tecnologia biométrica, 82% consideraram a biometria mais rápida e 85% disseram que ela era mais fácil de usar. A maioria já tinha usado biometria em algum momento. De modo geral, a biometria é considerada mais segura do que os métodos tradicionais, sendo a impressão digital o método com maior percepção de segurança (95%). Seguidos pelo reconhecimento de íris (90%), facial (86%) e venal (84%).