Fundada no ano passado a fintech banQI acaba de ter seu controle total adquirido pela Via Varejo, controladora das redes varejistas Casas Bahia e Ponto Frio. Em um comunicado enviado à imprensa na sexta-feira (7) o grupo informou que fez a opção de compra de 80% das ações da startup financeira cuja plataforma já era utilizada pela companhia desde junho de 2019.
Uma reportagem publicada pelo portal ComputerWorld lembra que a banQI foi desenvolvida pela companhia americana AirFox, especializada no desenvolvimento de serviços digitais. O aplicativo oferece a opção de realizar a assinatura eletrônica de crediário. A proposta da companhia é de que o serviço atue como ferramenta de inclusão no sistema bancário para os clientes que atualmente fazem compras no carnê de papel.
Segundo texto divulgado pela companhia, a sede do banQI continuará sendo em Boston, nos EUA, e a parceria com a companhia americana será mantida para o desenvolvimento de novos serviços digitais. Os valores envolvidos na negociação não foram revelados.
A matéria informa que os serviços do banQI estão sendo disponibilizados dentro de algumas unidades das Casas Bahia, que atuam como pontos de atendimento para os clientes do aplicativo. Com a aquisição completa, a integração entre os sistemas da empresa com o software do app deverá ser aprofundada.
Em dezembro do ano passado o Blog da banQI trouxe a informação de que os usuários do app podiam depositar dinheiro em mais de 200 lojas e que também é possível pagar no banQi qualquer Carnê Casas Bahia que estiver registrado no CPF.