Uma pesquisa online realizada em abril pelo portal ConexãoFinanceira, iniciativa que aproxima fornecedores de serviços financeiros empresariais a clientes que necessitem destes recursos, revelou que apenas 23% das pequenas e micro empresas (PMEs) buscam recursos em instituições financeiras “alternativas” como fintechs, bancos digitais, FIDCs (fundos de investimento) e cooperativas.
Segundo uma matéria sobre o assunto publicada pelo portal SEGS, o estudo colheu informações junto a 675 PMEs e detectou que 77% delas recorrem apenas aos bancos tradicionais quando precisam obter crédito para capital de giro.
No texto a head de operações do Conexão Financeira, Simone Serrano comenta que a falta de informações sobre as alternativas existentes no mercado de crédito para capital de giro faz com que as pequenas e médias empresas procurem as opções mais conhecidas, como os bancos tradicionais. “Fintechs e FIDCs são operações relativamente novas e precisam ganhar visibilidade no mercado para atingir novos clientes”, disse.
Além da falta de informações, a pesquisa cita a baixa concorrência no mercado de crédito empresarial como outro dos fatores que justificam os números. A reportagem comenta que muitas fintechs e cooperativas optam por direcionar seu crédito às pessoas físicas, com o intuito de diluir o risco de inadimplência. O argumento é que seria mais interessante para estas empresas emprestarem pouco para muita gente (as pessoas físicas), do que muito para pouca gente (as pessoas jurídicas).
Como as empresas de crédito não tradicionais possuem estruturas mais enxutas de gestão, quando se comprada aos bancos, estas costumam oferecer melhores condições às empresas, no que se refere às taxas de juros. O fato de não possuírem grande número de funcionários e agências bancárias faz com que o custo das operações seja menor. Além disso, o fato de terem sistemas mais modernos e análises de crédito mais inteligentes, faz com que o risco de crédito seja mais bem analisado. Tudo isso, como resultado, permite uma melhor condição de crédito ao cliente.
O crédito de capital de giro é um crédito de curto prazo. Normalmente é buscado pelas empresas para atender a demandas como pagamento a fornecedores, despesas com funcionários e compra de insumos para a produção. São créditos com prazos próximos a 12 meses e podem ser solicitados por qualquer porte de empresa, sejam micro, pequenas ou médias.