O WhatsApp anunciou ontem (15) para seus usuários no Brasil o recurso de envio de dinheiro e realização de pagamentos diretamente pelas conversas no aplicativo. A estratégia é permitir a ampliação do relacionamento comercial na solução.
“Mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas movimentam a economia brasileira, e já é muito comum mandar um zap para essas empresas para tirar dúvidas sobre produtos e fazer pedidos. Com o recurso de pagamentos no WhatsApp, além de ver os produtos no catálogo, os clientes também poderão fazer o pagamento do produto escolhido sem sair do WhatsApp. Ao simplificar o processo de pagamento, esperamos ajudar a trazer mais empresas para a economia digital e gerar mais oportunidades de crescimento”, diz um texto publicado no blog do WhatsApp.
Como o recurso de pagamentos no WhatsApp é oferecido pelo Facebook Pay, no futuro, o projeto é proporcionar que as pessoas e empresas possam usar os mesmos dados de pagamento em toda a rede de aplicativos do Facebook.
Para evitar transações não autorizadas será necessário informar um PIN de 6 dígitos ou usar a biometria do celular para autorizar cada transação. A princípio, a funcionalidade estará disponível para usuários dos cartões de débito e crédito das bandeiras Visa e Mastercard emitidos pelo Banco do Brasil, Nubank e Sicredi.
Apesar disso, a empresa ressalta que o programa é aberto e facilita a entrada de mais participantes no futuro. Todos os pagamentos serão processados pela Cielo.
Pessoas físicas poderão enviar dinheiro e fazer compras no WhatsApp sem taxas. As empresas pagarão uma taxa de processamento para receber pagamentos de clientes, uma prática comum para comerciantes que aceitam pagamentos com cartão de crédito.