A plataforma de open banking multicarteiras, FitBank, focada na gestão, conciliação, monitoramento e liquidação de pagamentos recebeu o primeiro investimento feito pelo banco americano J.P Morgan numa empresa deste segmento na América Latina. A notícia foi divulgada na segunda-feira (13) pelo jornal Valor Econômico.
Segundo a publicação, os valores envolvidos não foram divulgados, mas as partes informaram que as negociações duraram cerca de oito meses. O acordo estabelece uma participação minoritária do J.P. Morgan na fintech sendo que a diretora de pagamentos para clientes do atacado do banco,
Renata Vilanova Lobo assumiu um lugar no conselho da fintech.
O jornal informou ainda que os clientes do ramo de atacado do J.P. Morgan poderão utilizar o FitBank para o desenvolvimento de novos produtos, como soluções de pagamentos, tanto no Brasil como no exterior.
Criado em 2015, o FitBank desenvolveu uma plataforma de gestão de pagamentos “white label“. Nessa ferramenta, diversas instituições financeiras, como bancos, fundos de investimento, varejistas e até mesmo fintechs podem oferecer contas digitais e serviços financeiros aos seus clientes.
O processo utiliza-se da tecnologia da FitBank, mas com sua marca própria. Segundo informações da empresa, já foram abertas 180 mil contas para 96 clientes. O valor transacionado por mês é de aproximadamente R$ 1 bilhão.
João Chacha, membro do conselho de administração do FitBank, explicou na reportagem que o acordo envolve o aporte na operação, o desenvolvimento de novos produtos, ‘cross selling’ com outras áreas do banco e a expansão internacional, em um primeiro momento para a América Latina.