A Superintendência de Seguros Privados (Susep) está com inscrições abertas para projetos de inovação interessados em participar do Sandbox Regulatório no setor de seguros. O edital ficará aberto até o dia 19 de agosto. Trata-se de um ambiente regulatório experimental constituído com condições especiais, limitadas e exclusivas, a serem cumpridas por sociedades participantes, por prazo limitado. O criador deste instrumento estabelece um período no qual novos produtos ou serviços podem ser testados com requisitos regulatórios que não representem uma barreira à inovação.
As empresas que se inscreverem no Sandbox da Susep terão como um dos benefícios a redução de custos, como a exigência de capital mínimo que cairá de R$ 15 milhões para R$ 1 milhão, além da simplificação do envio de dados para a Susep, entre outros. As organizações selecionadas poderão atuar pelo período de 36 meses.
De acordo com reportagem publicada no portal SEGS, as regras para inscrição no Sandbox, assim como a listagem completa de documentos solicitados pela Superintendência, podem ser encontradas no edital. Além disso, a Susep disponibiliza uma área de Perguntas e Respostas em seu site, na qual esclarece diversas dúvidas sobre o ambiente regulatório experimental.
A expectativa da Susep é receber projetos que modernizem o setor de seguros e ofereçam mais espaço para o teste de novos produtos ou serviços. “Com o Sandbox, buscamos estimular a concorrência, diminuir os custos e proporcionar a entrada de novos players no mercado”, explica o diretor Eduardo Fraga.
O Sandbox Regulatório tem como foco os produtos massificados de curto prazo. Assim, ficam excluídos os segmentos de previdência, resseguros, grandes riscos e responsabilidade civil.