Após ter surgido há três décadas na cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, como uma bandeira regional de cartões, a Sorocred anunciou terça-feira (8) que passa a operar com uma nova marca. A mudança representa uma reformulação completa do modelo de negócios. Sob a marca Afinz, agora a empresa se posiciona como uma fintech preparada para atuar no ambiente aberto que está sendo cada vez mais incentivado com a regulação promovida pelo Banco Central.
A empresa tem cartões emitidos em parceria com 150 lojistas associados e espera multiplicar a base grandemente formada por pequenos e médios lojistas e seus clientes. Para isso, segundo reportagem publicada pela agência Reuters, o primeiro passo é a emissão de cartões de crédito com bandeira Visa. Junto com o novo plástico a empresa também promoverá a abertura de contas de pagamentos, que abrirá caminho para oferta de uma variedade de produtos para pessoas e microempreendedores.
Outras iniciativas estão ligadas à criação de sua própria corretora de seguros e um marketplace para ajudar lojistas e microempreendedores a entrarem no comércio online.
Ainda em 2020 devem ser lançados outros dois produtos em setores como antecipação de recebíveis e opções de investimentos, além de atuar como adquirente de cartões. O plano é para que a Afinz se torne um banco múltiplo mais adiante.
Segundo o presidente da ex-Sorocred atual Afinz, Claudio Yammaguti, a base pulverizada de associados da financeira tem potencial para multiplicar por 10 a base atual de 650 mil cartões ativos, muitos em cidades de menor porte, e uma carteira de crédito de R$ 350 milhões reais.