O Gorila, uma das principais plataformas para controle de investimentos do Brasil, anunciou na sexta-feira (29) o início de uma estratégia que visa aumentar a quantidade de integrações com corretoras e bancos. A mais recentemente movimentação neste sentido foi fechada com a XP Investimentos que irá disponibilizar o Gorila em sua plataforma. Com este passo, as pessoas físicas e profissionais de investimento não precisarão mais registrar manualmente na plataforma os ativos negociados na instituição.
A expectativa é de que o Gorila termine 2021 conectado a mais três corretoras. Hoje, a fintech tem parceria e disponibiliza integrações com a Genial, Órama, RB Investimentos e corretoras de criptomoedas, além de estar em fase de implementação com outras instituições. “O nosso objetivo com esse projeto é dar melhores ferramentas para os profissionais de investimento escalarem seus negócios e atenderem seus clientes. Além de simplificar a jornada do investidor pessoa física ajudando-o a tomar melhores decisões de investimento.”, completa Guilherme Assis, CEO do Gorila.
Diferente de integrações feitas com outras instituições, que foram baseadas no conceito de API e em parceria, a integração com a XP utilizou a tecnologia de crawlers/scrappers para fazer a leitura do site da corretora e, assim, trazer as movimentações de investimentos dos clientes, sempre com a anuência dos usuários. “O investidor não é mais da instituição A ou da instituição B, ele é do mercado e de quem tem o relacionamento com ele, por isso uma ferramenta que permita ter uma visão completa da carteira do investidor com uma experiência simples tem muito valor. Atender o cliente independente de onde ele estiver, esse é o futuro do mercado”, explica Assis.
No caso da integração com a XP Investimentos, o cliente da plataforma informará no aplicativo web ou mobile do Gorila seu número da conta e senha, além do token temporário presente em seu app XP (apenas o token de visualização, não o de movimentação). Com as credenciais XP registradas no Gorila, o sistema da corretora será acessado automaticamente para trazer as movimentações do investidor. O número da conta e senha da XP precisarão ser informados apenas na primeira utilização da integração, mas a cada vez que o usuário quiser atualizar o Gorila com suas movimentações, ele precisará informar novamente o token, uma vez que este tem validade temporária e torna o processo ainda mais seguro.
A partir da conexão, que será gratuita, os usuários do Gorila serão os primeiros a terem o histórico das movimentações de seus ativos para cálculos de rentabilidade. Isso significa melhores tomadas de decisão na gestão de investimentos. Assis, do Gorila, destaca os ganhos na frente B2B, batizada de GorilaPRO. “Permitimos que profissionais e investidores se conectem através da plataforma, o que dá uma visão unificada dos investimentos para as partes. Ou seja, quando o investidor fizer a integração com a XP, por exemplo, o profissional conectado a ele poderá ver o portfólio completo do cliente e direcionar as análises, orientações e acompanhamento dos investimentos, sempre com a anuência do cliente”.