Na sexta-feira (5) a fintech Pravaler, que opera por meio de uma plataforma de financiamento voltada à educação superior, anunciou ter levantado R$ 180 milhões por meio de fundos de direitos creditórios (FIDCs). De acordo com uma reportagem publicada pelo portal Terra, a operação faz parte da estratégia de crescimento para os próximos cinco anos.
A notícia informa que a empresa trabalha com uma meta de alcançar a marca de 1 milhão de alunos e financiar R$ 10 bilhões no período, ampliando a entrada na graduação presencial, criando mais produtos e por meio de fusões e aquisições.
Outras estratégias anunciadas pela empresa foi a disposição de comprar carteiras de financiamento próprio de universidades. A Pravaler também lançará neste ano crédito para cursos livres.
Em outra frente, a empresa criou uma equipe para estudar o mercado e encontrar oportunidades de crescimento não orgânicas e pretende fazer sua primeira transação ainda em 2021.
A Pravaler trabalha com taxas de juros baixas no financiamento ou até mesmo sem juros, dependendo da faculdade. No primeiro semestre financiado o aluno paga a matrícula para a faculdade e financia no máximo 05 mensalidades. Nos demais semestres, o programa permite o financiamento de todas as mensalidades.
As parcelas do financiamento nunca se acumulam de forma que se o usuário contratou um semestre e depois renovou o próximo semestre, não significa que as parcelas serão somadas umas às outras. A startup adia as próximas parcelas contratadas de modo que seja possível pagar apenas o valor de uma parcela do financiamento por vez.