Guiabolso e Neurotech antecipam possibilidades previstas na operação integral do Open Banking

A Neurotech, empresa especialista na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data, e a fintech Guiabolso, através do produto Guiabolso Connect, que faz parte da sua divisão B2B,  anunciaram ontem (4)  uma  parceria estratégica para se antecipar e oferecer um leque de possibilidades que o Open Banking abrirá somente quando estiver em operação integral no Brasil, a partir do final deste ano.

Através do acordo, elas criaram o Riskpack Open Banking, solução que será oferecida para todos os clientes da Neurotech, principalmente empresas que concedem crédito. Desta forma elas terão à disposição novas funcionalidades como acesso antecipado às informações do Open Banking com experiência transparente e personalizada. Tudo em conformidade com a LGPD e respeitando os processos de segurança bancário; aumento de conversão nas análises manuais das propostas devido ao maior acesso às informações do solicitante de crédito; redução do tempo de análise manual; e possível diminuição de custos com back office, aprimorando a análise de crédito e automatizando decisões manuais.

De acordo com Breno Costa, diretor de Produtos e Sucesso do Cliente da Neurotech, hoje os dados bancários usados para análise são padronizados e abrangem apenas um subconjunto do universo de informações existentes. “A parceria com o Guiabolso nos dá acesso autorizado a novos dados e traz um olhar diferente para concessão de crédito agora, nos colocando na dianteira”, diz.

O Guiabolso, fundado em 2014, é uma plataforma de soluções financeiras que facilita e melhora a vida financeira das pessoas, através de gestão, produtos e pagamentos. Em janeiro do ano passado, a fintech lançou o Guiabolso Connect, um serviço B2B com o objetivo de trazer mais inteligência ao mercado financeiro. “Temos anos de experiência e desenvolvemos modelos de análises avançadas de dados brutos” afirma Thiago Alvarez, um dos fundadores e CEO do Guiabolso e diretor da ABCD – Associação Brasileira de Crédito Digital.

Toda essa inteligência de uso de informações bancárias já está à disposição dos clientes da Neurotech. “Essa parceria dá muito mais subsídios para uma melhor tomada de decisões de crédito – seja ela manual ou automática – e, em conjunto, podemos desenhar novos produtos”, avalia Costa, para quem este é apenas o primeiro passo na construção de uma rota que pode culminar em novas políticas de crédito, mais inclusivas e precisas. Além disso, a velocidade das consultas e a integração entre as duas plataformas possibilitará uma análise de crédito mais rápida, eficiente e beneficiará os clientes de ambas as empresas, que poderão usufruir dos serviços da parceria já implementados.